sábado, 26 de maio de 2012

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna"


Santos e Eucaristia

Paulo da Costa

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.”(Jo 6, 54-57)

        A eucaristia é porta de entrada no mais profundo mistérios divino que mesmo estando vivo pode- se experimentar. É por intermédio da comunhão (Eucaristia) com Deus na trindade santa que podemos nos unir e nos tornarmos um com Deus em unidade plena. A santa eucaristia quando se recebe de corpo e alma numa verdadeira entrega, Deus se manifesta com todo seu poder e gloria onde os Céus se faz presente em nossa alma e em todo nosso ser, resplandecendo seu poder e infinito amor por cada um de Nós. Somente quem tem a intimidade com a eucaristia sabe como é profunda e constante a manifestação de Deus, que se revela e nos fortalece na caminhada para eternidade nos tornando portadores de sua presença através do testemunho sendo sal e luz para mundo, enfim novos Cristos.

        Se observarmos a vida dos santos de nossa Igreja Católica, perceberemos sua profunda intimidade com a eucaristia, pois eram pessoas de grande intimidade com o Amado que se manifestava pela Hóstia santa. Eram experiências profundas que levavam ao repouso em cristo ou a verdadeiros êxtases. Os santos sabia o valor da oração e das Sagradas Escrituras, mas sabia também que a Eucaristia era a forma mais direta e profunda de se encontrar com o Nosso senhor Jesus Cristo, um encontro onde Ele se revelava e se tornava um com os santos.Um grande testemunho disso, foi São Francisco de Assis, onde todos de Assis e cidades próximas já não sabia se era Cristo ou Francisco que estava ao seu redor, que através de seu testemunho manifestava profundo amor a Deus que presente estava na criação, nas criaturas e principalmente no próximo.
        Por isso se nos aprofundarmos na vida dos santos perceberemos que se tornaram modelos (referencia) daqueles que buscaram ter essa intimidade profunda com o Cristo eucarístico, eles por seus testemunhos se tornaram setas que apontam para Cristo, que se faz presente principalmente na santa Eucaristia, mas também nos alerta que eles assim como nós eram humanos e limitados com defeitos e qualidades que foram lapidados e moldados nas mãos de Nosso Senhor Cristo Jesus, que nos motiva por seus testemunhos de vida há nos tornamos também santos no mundo de hoje, santos de calça jeans que anunciam a boa nova com muita alegria e criatividade, com bastante fervor e seriedade com as coisas de Deus, buscando ter a intimidade com Cristo por intermédio da oração, das Sagradas Escrituras e principalmente com o Cristo Eucarístico que é a própria Hóstia Santa.


Paz e Bem!!!

sábado, 12 de maio de 2012

Unidade em Cristo

Quem não é contra nós, é a nosso favor

Paulo da Costa


“João disse a Jesus: Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos. Jesus, porém, disse-lhe: Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim. Pois quem não é contra nós, é a nosso favor.” (Mc 9, 38-40).

      
  Infelizmente dentro de nossa própria Igreja existem os preconceitos e falta de respeito com os outros movimentos, isso faz a nossa igreja ficar dividida, e reino dividido é reino destruído. Isso não é atitude de cristão, de leigo, religioso e muito menos de Sacerdote, que deve ter como modelo o “Bom Pastor”, o nosso Cristo Jesus que respeitou , acolheu e amou a todos principalmente os excluídos de sua época. Cristo sempre respeitou e caminhou com todos, nunca fez distinção de ninguém. Da mesma forma que acolhia uma pessoa já excluída pela sociedade (Pobres, coxos, leproso, prostitutas e etc.), Ele também acolhia com muito amor e carinhos os ricos e privilegiados da sociedade (Publicanos, saduceus, governantes e etc.), porque ele veio trazer a misericórdia, pois na verdade todos ainda vivam na dor e no sofrimento causado pela ignorância do pecado. Jesus é a luz que veio ao mundo trazer o amor e a sabedoria divina, pelo testemunho quem vem através da caridade ao próximo. Independente de sua situação de vida ele veio a todos, pois essa era a sua missão, salvar a humanidade.                                        .

        Devemos sempre ter o Cuidado! Para não nos tornarmos modelo de Fariseus hipócritas cheios de razão e de verdades de Deus, com autoridade de julgar no lugar dele e condenar como se fosse o Próprio Deus, fazendo diferenciação daqueles que não estão em comunhão com os pensamentos de movimentos específicos dais quais existem uma grande variedade dentro de nossa igreja católica como também de outras denominações cristãs ou não. Vendo os que pensam diferente como inimigo damos um enorme contra-testemunho de tudo aquilo que cristo e toda tradição cristã nos ensinou. Tanto pela sabedoria de Cristo e dos primeiros cristãos como também pelas nossas próprias falhas arbitrarias no processo histórico, Erramos principalmente nos excessos da enculturação dos povos, os obrigando a aceitar de forma violenta nosso credo, e muitos foram mortos e queimados injustamente em nome de Deus, Na qual cristo sempre proclamava que o nosso Deus é o Deus da vida e não o deus dos mortos.     

         Somos irmãos e buscamos a anunciar o reino de Deus aspirando sempre o amor, a justiça e a fraternidade que seja algo permanente por toda a eternidade ao lado do Nosso Senhor Jesus Cristo com todos seus anjos e santos. Que busquemos fazer nossa missão de Cristão, mas sempre respeitando o próximo que aspira e agi de forma diferente, vivendo seu próprio carisma e chamado, impulsionados sempre a promover a vida por intermédio de Deus independente em qual denominação estejam. Por isso  deixemos os outros também fazer o seu serviço ministerial, Deus não nos nomeou advogado dele aqui na terra, pois ele nem precisa disso.Orai e vigiar sempre para  não cairmos nas insensata atitude  de reprimir e condenar o próximo por anunciar a Deus apesar das diferenciação porque o Santo Espírito  vai a onde quer segundo a vontade de Deus. Tais atitudes são algo de pessoas preconceituosas, alienadas e fanáticas que se acha dona da Verdade, altamente fundamentalistas que esvazia toda sua vida de fé pela falta de caridade ao irmão. Que Busquemos a unidade e respeitar a todos como irmãos, não cabe a nós e a ninguém julgar, pois somente Deus tem essa autoridade.




Paz e Bem!