sábado, 29 de junho de 2013

Cegos guiando cegos!

Cristão, Ser ou não Ser?
- 2ª Parte -
Paulo da Costa

"Nem todo aquele que me diz: `Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus." ( Mt 7, 21)

Infelizmente hoje muitos cristãos, busca adequar à fé segundo a sua vontade e não a vontade de Deus, cairmos na cilada do comodismo e da conivência. È mais fácil ser cristão só louvando e rezando em língua, indo semanalmente a missa e a comunidade, chorando nas orações em comunidade ou diante do Santíssimo Sacramento, sempre repousando no Espírito, mas na outra semana continua a mesma coisa. Não podemos viver só na gloria de Deus sem levar em conta que muitos de nosso irmãos ainda sofrem, não basta rezar por eles devemos ter atitude concreta. Não vamos entra no reino sem antes levarmos a nossa cruz, Cristo próprio nos fala: “Carrega a sua cruz e segue-me” (Mt 16, 24). Irmãos, percebemos que as comunidades e grupos de orações estão lotados de Cristãos muito inflamados (ou empolgados) na fé, mas as pastorais principalmente as sociais estão na penúria, ninguém quer se comprometer com Cristo no momento difíceis no resgate do irmão que é o próprio Jesus, como ele fala no evangelho de Mateus: “Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.” (Mt 25, 40). Muitos cristãos estão perdendo o foco principal, Cristo que se faz presente no próximo, que cada vez mais fica mais distante e indiferente.

Assim como direcionou os apóstolos em anunciar a boa nova, Cristo nos convida a se comprometer mais com a Igreja, através das pastorais que cada vez mais estão sendo esquecidas e abandonadas, é nas pastorais que colocamos em pratica tudo o que experimentamos com o ressuscitado. A caridade sem a fé é morta como fala são Tiago em suas cartas, por isso é tão importante uma profunda reflexão sobre a nossa caminhada de cristão, pois por auto afirmar ser de Cristo (Deus) para um farisaísmo é um salto. Devemos ter muito cuidados com as nossas atitudes não se assemelhar-se as de alguns fariseus que Jesus tanto criticava. Cheios de orgulho por conhecer a Deus por seus Escritos Sagrado (Torah), se achava no direito de excluir, julgar e condenar o próximo, condicionando Deus segundo suas conivências, sendo imparciais e tendenciosos nas interpretações para seus benefícios. Queriam sempre se promover com pieguices rezando nas praças em altos discursos. Não se diferem muitos de alguns irmãos que em vez de agir com misericórdia com próximo, muita das vezes julga, age com indiferença ou até ignora mesmo no caminho de ir ou vim da missa, onde o Cristo que recebeu na comunhão é o mesmo que estar na calçada pedindo às vezes que rezem por ele.

Claro que não podemos dar solução ou resolver todas as mazelas da humanidade, Mas devemos ser cooperadores de um mundo melhor, onde o amor, a justiça e fraternidade sejam prioridade e matas de todos para uma nova sociedade que haja mais tolerância e caridade, derrubando só muros do preconceitos e abrindo portas de diálogos amistosos e paz... Cristo nos pede para agirmos com misericórdia, Um simples olhar de carinho, com o irmão que sofre e se simbolizar com a dor do irmão. Ser cooperador do reino de Deus é se comprometer com o próximo que ainda não ter uma verdadeira experiência com Cristo Jesus, sermos evangelizadores na praxidade, no serviço para com irmão que sofre, busquemos se engajar nas pastorais e principalmente nas sociais, não sejamos hipócritas e nem puritanos, como os fariseus do qual Jesus os tanto exortou e denunciou por suas maldades e prepotências. Não sejamos sepulcros caiados bonitos (Aparência) por fora e podres por dentro (Egoístas), não vivam só de festas (Shows-Louvores) onde se adoras Deus simplesmente com os lábios, mas com o coração distante de Deus, pois quem realmente tem uma experiência profunda com Cristo jamais se esquecer do irmão que sofre, jamais ignoras os pequeninos de Deus. Observais que o Senhor deixa claro: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt 7, 21), fiquemos de alerta para não sermos surpreendido, pois Cristo foi claro o bastante e o pior cego que existe, é aquele que não quer ver.


Paz e Bem!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Reflexão Casual IX


“Estamos vivendo um momento histórica de nossa geração, que aparentemente se mostrava perdida e desesperançada, mas a nação despertou, por não suportar tanta injustiça da babilônica política brasileira... Mas um alerta é preocupante: Não há uma identificação clara nas manifestações de um grupo organizado na liderança, nem seus objetivos específicos, podendo acarretar grandes catástrofe, pois seria como um trem superlotado e desgovernado, que poderá levar-nos há um desnorteio que desmotiva e pouco produzirá como também a risco da violência sair do total controle podendo surgir possibilidade de um golpe militar ou pior ainda ao verdadeiro caos de uma guerra civil se alastrando por toda America latina e nos tornando semelhante à África atual com guerrilhas num total terrorismo, dominando diversas localidades, melhor dizendo América latina seria uma nova áfrica...”

Paulinopax

sábado, 15 de junho de 2013

Reflexão Casual VIII



“É triste dizer, mas... Muitos, para não querer reconhecer a maioria, vivem como mortos-vivos. Enterrados em seus túmulos num profundo sono. Não querendo jamais acordar (Despertar), convivem embriagados em seus sonhos, nas suas próprias ilusões, com seus caprichos mais mesquinhos e fugaz que se possa um ser humano ambicionar, em troca de meros gozos repentinos e passageiros, que oculta uma realidade tenebrosa, que os acorrentam e escravizam, tornando-se a única e fútil razão de suas vidas (Ídolos). Mesmo mortos (Adormecidos), para real e eterna vida, buscam embelezar seus fétidos sepulcros (Vaidade), decaindo cada vez mais profundamente em seus insanos sonhos (alienação), em um circulo vicioso e infernal... Matam (Os profetas) se for preciso para se manterem mortos!”

Paulinopax

sábado, 1 de junho de 2013

Somos realmente cristãos?


Cristão, Ser ou não Ser?

Paulo da Costa


 O Senhor diz: "Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor." (Is 2, 13).

Observando essa passagem bíblica onde Cristo recita as palavras do profeta Isaías, faz lembrar-nos que hoje não é muito diferente da época de Jesus, pois é tão atual como a própria sagrada Escritura que é palavra de Deus para nós. Cristo Jesus nos faz um alerta sobre a nossa caminhada de cristão, na vida de fé e oração concretizada por nossas atitudes. Nossa referência maior o próprio Senhor Jesus Cristo, que devemos ser modelo de seu testemunho de fé e amor a Deus Pai e do Pai ao seu filho Jesus que se manifesta no amor mútuo ao próximo, que é nosso irmão. Recapitulando a pessoa de Jesus anunciados pelos evangelistas, é Deus que se fez homem como nós. Na sua humanidade pode nos mostrar uma pessoa singular entre todos, não por causa simplesmente dos milagres, mas por causa do seu testemunho que arrastava multidões que além de curas buscava uma razão plena de vida, e Cristo é a boa nova a excelência razão da vida, pois foi por Deus que surgiu a vida e por Cristo será resgatada (Humanidade) do pecado da morte.

Cristo Jesus quando estava entre nós, nos veio anunciar o amor de Deus para humanidade, como também o perdão e a caridade, de poder se sensibilizar com a dor do próximo e acolhe-lo como irmão vivendo em fraternidade. Percebemos claramente por quem Cristo foi acolhido, por pessoas simples do povo, pessoas essas que eram na sua maioria excluídas e exploradas pelas elites. Nos evangelhos, Cristo era uma pessoa polêmica, por seus atos dar um novo sentido aos costumes (tradições) já caducados. O verdadeiro sentido da tradição hebraica é o próprio Cristo esperado como Messias, pois ele não veio abolir as leis, mas dar pleno sentido. Superando os velhos costumes (estruturas), porque a palavra tinha deixado de ser vida para os homens, (que escraviza) causada por uma tradição arcaicas e tendenciosas, se tornando um grande fardo para o povo.

Mas se observarmos de forma criteriosa a missão (Anúncio do Reino de Deus) e testemunho de Cristo (Amor e Caridade Plena), e compararmos com o cristianismo atualíssimo, observaremos um grande abismo com os primórdios na essencial cristã dos primeiro séculos. Analisando o livro de Atos dos Apóstolos como também as epistolas apostólica, observamos que existia um forte elo entre o anúncio (Querigma) e os serviços caritativo (Doentes, presos, necessitados), todos eram acolhidos como irmãos independente de suas origens. Muitos abraçavam a fé por sentir o amor de Deus que vinha pelo testemunhos de fé dos cristãos, e foi através do testemunho (Luz do Mundo) que muitos abraçaram o cristianismo. Não se pode separa a fé da caridade porque se esvazia o real sentido do Cristianismo, não tem como viver o amor de Deus egoisticamente, pois o próprio Cristo fala: “Onde dois ou mais estiveram reunido em meu nome estarei entre vós” (Mt 18,20).

Continua...



Paz e Bem!