quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A maldade oculta e sutil

Sutileza do Mal 
Paulo da Costa

"Ele será entregue aos gentios que zombarão dele, o insultarão, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão." (Lc 18,32)
         Prestigiando uma festa paroquial onde estava havendo a comemoração de seu padroeiro, um dos dias houve uma apresentação lamentável que me fez refletir de forma crítica a incoerência ocorrida durante esse espetáculo de horror. Estava havendo um festival de feiura entre as mulheres participante, onde cada uma se transvestia de forma pejorativa para provocar risos de sarcasmos e zombaria, depreciando o ser humano que muitas das vezes reflete uma real situação que se faz presente nas ruas e calçadas de nossa cidade. Me refiro aos drogados, alcoólatras e moradores de ruas que são vitimas da sociedade e principalmente dos maus governantes. Pessoas que já perderam totalmente sua dignidades e vivem as margens como pessoas invisíveis pois são ignorados e repudiados por cada um de nós que passando apressadamente vira o rosto e até troca de calçada o evitando como se a miséria fosse algo contagioso e impuro que se deve se afastar mas longe possível.

         Então me pergunto isso é coerente a um cristão ser escárnio de seu irmão? Até que ponto isso chega realmente ser uma brincadeira? Ou ainda pior, será que não há um fundo de verdade em tudo isso que se revela nessas atitudes deploráveis? Realmente é nos atos corriqueiros que nos apontam quem realmente somos, não é nada cristão ser depreciativo, agir de forma macabra e preconceituosa através da ironia aqueles que Cristo nos ensinou amar e acolher como irmão, não convém a um cristão agir totalmente indiferente com os sentimentos alheios. São atitudes como essas que esvaziam o total sentido da boa nova na qual Cristo veio anunciar e ensinar a toda humanidade, através de seu testemunho de amar a todos e até os próprios inimigos, sendo nós todos irmãos sem jamais ser indiferente com o semelhante. Por isso é fundamental se questionar sobre esse fato lamentável que revela a contradição com os princípios humanitários e principalmente cristão.
         Essas atitudes nos fazem lembrar também de alguém que foi humilhado, depreciado e escarnecido por muitos, sendo cuspidos e apedrejado no caminho do calvário, sim é Cristo que também estava desfigurado, numa situação nada apreciativa. Mas me pergunto! Se Cristo diz que a cada um desses pequeninos que ajudarem ou ignorarem é a Ele mesmo que se faz? Então a cada irmão depreciado, zombado e humilhado é o próprio Cristo!Por mais que seja uma brincadeira (mal gosto) reflete uma realidade de muitos que estão também desfigurado (feios, mal vestido e e mal cheiroso), vítimas da sociedade na qual vivem a margem sendo ignorados ou quando lembrado é de forma sarcástica. Não adianta ficarmos com uma carinha de tristeza numa via-sacra encenada, chorando por um ator que faz lembrar Jesus Cristo enquanto o verdadeiro Cristo continua sendo ignorado, escarnecendo e humilhando no calvário da vida real.

Pax!

sábado, 18 de janeiro de 2014

Circuncisão do coração

Cristo se faz presente no Templo
         Paulo da Costa

         Logo após o nascimento de Jesus, mas precisamente no oitavo dia foram ao templo para apresentação do menino como também para purificação de sua mãe Maria. Ao apresentar o menino Jesus como de costume segundo a lei judaica foi circuncidado como todo judeu varão sendo também consagrado a Deus por ser primogênito, e dentro do ritual se fazia necessário o sacrifício de duas rolas ou pombas. Além da família de Jesus há manifestação de dois mais personagem que é  Simão que era conhecido por ser justo e piedoso como também da profetisa conhecida por Ana uma senhora idosa que desde cedo foste viúva e vivia exclusivamente para o Templo numa vida de jejum e oração.
         O evangelho de Lucas nos apresenta Jesus como o primogênito por excelência de Deus, aquele que veio ao mundo para nos salvar ao anunciar a boa nova, apresentando a aliança eterna com o Pai para com a humanidade, que traz as suas consequências no madeiro da cruz. Se observarmos bem, a apresentação de menino foi no oitavo dia, que é logo após o fim do ciclo de 7 dias iniciando um novo ciclo que podemos perceber a superação da antiga aliança chegando  a sua plenitude na nova e eterna aliança. Por isso se faz pleno sentido a ressurreição de Cristo se manifestar no domingo o dia do Senhor que é o novo dia da semana, um novo ciclo que no antigo testamento se concluía no shabat o repouso de Deus. Sobre a circuncisão de Jesus, segundo as tradições judaica é uma forma de manifestar exteriormente(na carne) a fé do seu povo para com  Deus, um memorial a aliança com YWHW . Mas podemos perceber numa outra expectativa  da nova aliança um convite a uma circuncisão não na carne simplesmente, mas do coração (alma) como fala o Apóstolo Paulo mostrando novamente a superação e dando o sentido pleno, que é de convidar a unidade  com Cristo Jesus, superando todos as inclinações (vícios) no exercício das virtudes, guiado pelo Santo Espirito para uma vida em busca da santidade. Somente na intimidade mística com Cristo  é  que se terá uma consciência do que é real(eterno) e o que é ilusória (efêmero).
Jesus no Templo
         A manifestação de Simão e da profetisa Ana no Templo vai muito além dos próprios personagem descritos na Sagrada escritura, que nos mostra o regozijo de ambos como também a manifestação divina por intermédio do Espirito Santo, onde nos mostrar que quando se chega a um estágio de um contato mais concreto e  íntimo  com Cristo,encontra também o sentido existencial da vida que é a unidade com Cristo por toda a eternidade. Quando se há realmente a circuncisão do coração (alma) se tornando um só coração com Pai pelo Filho através do Santo Espirito, se alegra pelos frutos manifestado por todos aqueles que buscam verdadeiramente as coisas do alto, tornando os que o procuram, novos cristos sendo profetas, sacerdotes e reis para anunciar e fazer acontecer o reino de Deus no meio de nós. Cristo nós convida sempre a esse encontro, no Templo sagrado que se faz presente dentro de nós,e que nas escrituras nos revela constantemente  Jesus visitando o Tempo desde sua tenra idade e nos convida a irmos também ao Templo para dialogar e buscarmos as respostas necessária para se manter agraciado no Espirito Santo que nos une a Deus pelo seu filho, sejamos como os doutores da leis que apesar de suas avançadas idade se sentavam junto ao menino Deus para ouvir sua sabedoria eterna no Templo do Senhor, sejamos humildes pois foi aos pequeninos desse mundo que foste revelado e compreendido a boa nova (Mt 11,25).

                Pax!

domingo, 5 de janeiro de 2014

Reflexão Casual XVI


“Não leve a vida tão a sério, pois a perfeição nunca será alcançada. Somos humanos limitados e por sermos inacabáveis, temos a oportunidade de cada aurora, obtermos novas experiências que podem nos tornar melhores... Aproveite a todo o instante de sua vida, o aprendizado da dinâmica do amor a si próprio, ao próximo e principalmente aos seus desafetos.”

Paulinopax