sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Renascer em Cristo

O Batismo de Jesus
Paulo da Costa





" 16 Depois de ser batizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele.17 E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição. E do céu veio uma voz, dizendo: "Este é o meu Filho amado, que muito me agrada." (Mt 3 16-17)

      Jesus desde sua visita ao Templo aos doze anos e o ocorrido que impressionaram bastante os doutores da leis presente ao ouvir suas palavras de profunda sabedoria, Cristo viveu um silêncio em sua história onde muitos estudiosos acreditam que ele viveu sua juventude como qualquer jovem normal de sua idade que se divertia e trabalhava. Teve a oportunidade de conviver com os seus na simplicidade de um anônimo judeu de sua época Estudando a Torah como também seguindo com muito zelo e amor suas obrigações judaica e familiar  ao ajudar  sua mãe em casa  e seu pai José na carpintaria. Ao completar  trinta anos de sua vida teve uma mudança profunda e radical, ao assumir seu ministério salvífico diante de seu povo e de todas as nações do planeta.
         Cristo Jesus começa a sua missão a partir do batismo ministrado por João (O Batista), onde se fazia necessário se cumprir as escrituras dando seu comprimento já profetizado em épocas anteriores sobre a sua futura vinda. Mostrando que sendo o eleito (servo)por excelência de Deus Pai sendo que na sua humildade, veio abraçar a vontade que vem do alto em favor da humanidade para nossa redenção. Ao ser batizado por joão batista que é um batismo de penitência, se prefigurou tomando sobre si toda a humanidade com seus pecados e ao emergir junto consigo uma nova humanidade purificada e renovada onde se fez acontecer pela a iniciativa de Cristo (Batismo),e através do Santo Espirito (Pomba) onde tudo  aconteceu pela vontade do Pai.
         Nossa missão também é missão de todos eleitos por Deus, de ser sal e luz para mundo. Aquele que mergulha sua humanidade(se humilha para recomeçar) com todo seus apegos ,inclinações que escraviza e atormenta, buscar renascer como tudo na terra de onde se faz precisar da água para ter vida, e dessa vida  que proverá da água, deve também o homem renascer , emergindo como uma uma nova criatura que se faz unido com as coisas eternas que vem do alto. Cristo nos convida a uma vida nova, mas para isso se deve dar um basta, esta focado naquele que é eterno e latente dentro de nós (Verbo de Deus), que faz soar sua voz no silêncio do nosso coração e a partir desse encontro vai libertar paulatinamente dos grilhões da morte (vícios), pois quando a luz se manifesta, as trevas que antes dominava se dissipa e uma nova expectativa se faz surgir.
         Cristo nos convida a sermos os novos cristos em unidade plena com o Pai pelo Espirito Santo, mas isso só é possível na total adesão com a boa nova revelado pelo verbo encarnado, é necessário diariamente se renovar, atualizar o memorial do batismo como foi apresentado pelo evangelho, devemos deixar essa manifestação ocorrer a cada aurora que desperta em nossas vida, de sermos solidaria com a missão, de se doar (mergulhar) para acontecer reino de Deus no meio de nós. Assim como a pomba (Espirito Santo) que surge nas escritura no batismo de Jesus ela nos reveste com o poder divino. A voz que se manifesta do Pai ao seu filho amado seja ouvida no nosso silêncio, tornando-se seta a ser seguida com zelo e humildade por toda vida.

Pax!

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Reflexão Casual XVII


“Existem verdades que se modificam a cada instante, quando mergulhado sem medo nem preconceitos nas manifestações sempiternas... Apresentada pelo sumo bem em sua essência cósmica, revela a sua alta complexidade ao ponto de ser ver necessário silenciar ou quando mister utilizar de alegorias, para apontar as setas na árdua caminhada para as verdades eternas numa busca constante de unidade plena com todo o universo.”

Paulinopax