domingo, 20 de abril de 2014

Cristo ressuscitou! Aleluia, Aleluia!

Páscoa: Nova vida, novo tempo
Paulo da Costa

         Os seguidores de Jesus tinham uma expectativa diferente ou não compreendiam plenamente o que Senhor anunciava desde do inicio de seu ministério salvífico.  Sabiam que algo iria acontecer mas não tinha uma compreensão de que forma seria isso, muitos esperavam revolução, através de um rei triunfalista que tirariam o poder dos opressores romanos, libertando o povo judeu da dinastia pagã. Mas se frustaram,pois não aconteceu como esperavam. Tudo ocorreu como o seu Mestre já tinha falado antes, e quando Ele morreu, suas expectativas se frustaram e voltaram triste para suas casas. Sem seu líder (o Pastor)  todos estavam desorientados,por isso preferiram se esconder e não se expor com medo de serem perseguido e terem o mesmo destino de Seu mestre, vivendo novamente a suas vidas simplória e sem objetivo nenhum. O inicio da  caminhada de muitos cristãos é cheio de duvidas, que causa insegurança  assim como foi dos discípulos que tiveram  inicialmente sua experiência através do sepulcro vazio, mas quando se encontraram com o ressuscitado, tudo revigorou-se e resplandeceu com grande regozijo as almas de todos aqueles que estavam triste e sem esperança, quando Cristo ressuscitado se manifestou a seus discípulos tudo se fora compreendido, e de tristes e abatidos ficaram numa imensa alegria com  o retorno do Mestre. Mas foi necessário Jesus esclarecer catequeticamente toda a história salvífica para se compreender o que foi profetizados  pelos antigos sobre o Messias (Lc 24, 25-27).
Ascensão de Jesus
         Não devemos jamais se abater com as dificuldades da vida, com as injustiça de uma sociedade materialista e consumistas, onde prevalece o egoismo que leva as consequência desastrosa da injustiça motivada pela a impunidade, que  corrompem  muitos que já tinha latente em seus corações a maldade e a violência. Cristo que se faz presente dentro de nós (Templo do Senhor), mas por estarmos afogado nos pecados é que nos distanciamos  de Deus,criando toda uma crosta endurecida de impureza, tornando o corpo num verdadeiro sepulcro em vez do templo sagrado do Senhor. Cabe a cada um de nós deixar Cristo Jesus ressuscitar em nossos corações, se tornando um homem novo em comunhão plena com Deus pelo seu Filho através do Santo Espírito mostrando através do testemunho essa intimidade que frutifica nos tornando novos cristo,sendo luz para mundo. Devemos resistir essa cultura de morte, transcender além do circulo da morte,sendo promotores da vida (mensageiros da paz), com humildade e alegria anunciemos a boa nova entre todas as nações principalmente pelo testemunho da fé,  refletindo concretamente na caridade junto ao próximo que se torna nossa irmão em Cristo. Quando se está comprometido com a obra de Deus, em comunhão com Cristo Jesus não há morte que supere. A dor e as dificuldade sempre existirão mas caminhar com cristo é o grande diferencial. Então vamos anunciar a todos que Cristo ressuscitou verdadeiramente! Aleluia, Aleluia!

         Pax!

sábado, 19 de abril de 2014

" Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? "

Páscoa: Nova vida, novo tempo
Paulo da Costa

"Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galileia. "  (Mt 28, 5 -7)
         Cristo ressuscitou Aleluia! Venceu a morte e está no meio de nós. Tudo inicia no primeiro dia da semana, que é o domingo que se tornou na tradição ocidental o dia do Senhor. Mas não é apenas  porque é inicio da semana, existe uma grande representação teologia por traz disso tudo que está relatado na Sagrada Escritura. A partir da ressurreição de Jesus surge um novo ciclo para a humanidade, Ele nos abre a porta, rompendo o véu que impedia a plena comunhão com Deus, e Cristo é esse o caminho que nos leva a Deus. Como também é a verdade manifestada, a luz que veio a mundo sendo o verbo de Deus entre nós, nos ensinou pelo seu testemunho como a humanidade pode ser torna divina por Seu intermédio,  pois Cristo sendo Deus se fez homem e mesmo homem não deixou de ser Deus resgatando a todos pela verdade revelada (boa nova) que consequentemente o levou ao madeiro da cruz, carregando sobre si todo os pecados da humanidade,e como um cordeiro imolado  remiu os pecados de todo o mundo, nos libertando da escravidão da morte eterna ao reconciliarmos com o Pai. Tendo ele vencido a morte, tornou-se a  vida por excelência e essa vida eterna se torna a nova vida para cada um de nós. Somos convidado á darmos graças e testemunho assim como os discípulos do ressuscitado anunciando a boa nova a todas as nações até a consumação dos séculos.

Ele não está aqui! Ressuscitou! 
         No raia do dia, mulheres foram ao sepulcro de Jesus para ungir seu corpo, mas chegando lá viram a pedra do sepulcro removida, e logo se perturbaram pois dentro não viram o corpo de Jesus, então aparecem os  anjos que a disseram que Ele não estava mais ali porque tinha ressuscitado e não deveria buscar entres os mortos aquele que está vivo, e que em breve, iria se encontrar com os discípulos em um local marcado. Essas mulheres diante da situação se preocupou com o corpo de Jesus, assim muitos de nós se apega as coisas mortas e sem vida como se aquilo fosse o único sentido de nossas vidas (Imagem, ideia, superstição...), devemos não cair na cilada  da idolatria que se chega  ao absurdo de endeusar meros humanos tão limitados como nós, sendo assim desde tempo mais remoto das civilizações. Os anjos (mensageiros de Deus) são bem claro, não se deve procurar entre os mortos Aquele que está vivo, sejamos como esses mensageiros, portadores da boa nova anunciando que Cristo ressuscitou! Mas apesar da ausência do corpo  no sepulcro e o anuncio dos anjos, ainda não foram suficiente para eles acreditarem, estão demasiadamente abatidos e desesperançados, preocupados com o corpo que sumiu ou quem sabe roubado, estão totalmente adormecidos e esquecidos de tudo que o mestre já tinha anunciado antes. Só há fé, para aqueles que tem esperança e para isso é necessário está em prontidão pois algo iria acontecer, a morte não é fim definitivo,  mas tantos os Apóstolos como seus discípulos(Emaús) lamentavam anestesiadamente  a morte do mestre. Somos também convidados  a buscar essa essa plena consciência com o plano salvífico de Deus para conosco e estar em comunhão com Cristo  através da compreensão de sua palavra,pois Ele é verbo de Deus aquele que foi profetizado e que  devia tudo se concretizar para redenção de todos.
Continua...


Pax!

sábado, 12 de abril de 2014

"Renuncie a si mesmo e tome sua cruz cada dia.”

Via Crucis nossa de cada dia
Paulo da Costa

         Na Escritura Sagrada, Jesus ao carregar a cruz até o calvário, relata a  ira e desprezo de muitos no percurso(zombava,cuspiam, jogavam pedra...) que se alegrava diante de tanto horror a um semelhante que morreria de forma tão dolorosa e injustamente, isso mostra que  a nossa peleja na caminhada, para buscar sempre está em unidade as proposta de  Cristo é muito árdua, por isso é fundamental a vigilância sempre sem jamais desviar o foco, se mantendo fiel apesar das quedas que irão acontecer por causa de nossas limitações e diante dos desafios de navegar  contra a natureza do mal, mas sempre disposto a se levantar (reiniciar) para caminhar seguindo a meta que nos leva a plenitude da comunhão com Deus. Não existe uma vida intima com o Senhor sem que caminhada não surja as tribulações, perseguições, calunias pois quem buscar ser luz para mundo será de todas as formas atormentado pelas forças das trevas que domina pela a ignorância alienando e escravizando, todo aquele que optou pelo comodismo dos prazeres fáceis e mundanos. Reflita e desconfie seriamente de sua caminhada quando tudo caminha bem, Cuidado para não cair na cilada da alienação que te mostra tudo belo e colorido. Temos irmãos que sofrem e "clama por Deus!"   Vivemos num mundo onde muitos são vítimas de uma sociedade extremante desigual, injusta e muito violenta onde cada vez mais prevalece o consumismos desregrado, um materialismo que cega ao ponto de matar o semelhante para usurpar coisas meramente supérfluas, motivado por sentimentos mais mesquinho que possa existir no ser humano (egoismo, inveja, ódio...), sem esquece do grande mal que motiva o verdadeiro caos da sociedade que  são os vícios  que domina pelas drogas (lícitas e não licitas), sexo, jogos e todas as perversões que possa existir, sugando a vitalidade e escravizando a alma,  deformando a imagem humana que deveria ser sempre semelhante ao de Deus, que manisfesta a  vida por excelência, o amor, a  justiça, a fraternidade...
Exausto, caiu sob o peso da cruz.
         Na nossa via Crucis, devemos se manter firme e se preparar até as últimas consequências, pois nesse mundo louco que vivemos seremos bombardeado de todas as forma até mesmo dentro da igreja pelos fundamentalistas. É necessário sermos promotores da vida, de uma vida concreta em plenitude que leva a paz de espirito que busca está em harmônia com toda a criação em comunhão com Deus. O mundo buscará de todas as formas nos corromper, é a partir das nossas fragilidade que buscam nos seduzir e dominar para perdição do mal, quando se comunga com todo  tipo de maldade e perversão é porque estar escravizado, sua alma está hipotecado por coisas totalmente insignificante e fugaz, pois Cristo resgatou cada um de nós por um valor infinito, e  se vender como escravo novamente depois de liberto e algo totalmente insano. Nessa caminhada árdua de altos e baixos é fundamental focarmos constantemente no Sumo Bem, Quando se quer realmente viver em plenitude é necessário ter plena consciência de realidade de mundo e principalmente de si mesmo. A malhas do submundo das trevas ira de toda forma tenta nos seduzir e escravizar, é uma luta de toda uma vida. Se libertar é doloroso pois são coisas que nós dá prazer, mas é fugaz e se vender por tão pouco enquanto a nossa alma é tão valiosa não compensa, a liberdade é a nossa maior riqueza que para conquista-la plenamente se deve  desapegar do supérfluo (crucificar),  que se torna isca para nos acorrentar.  Cristo deu o que tinha de mais valor que é a sua a vida para conquistar algo muito maior, somos convidado também a morrer com Cristo (Crucificar o velho homem - pecador) e junto ressuscitar com Ele (novo homem - novo cristo), pois se sabe que nada dura para sempre nem mesmo o sofrimento porque tudo passa, menos o amor de Deus (Sl 32,10). A esperança faz parte desse grande desafio onde a vitória já está ganha mas é necessário merecer a partir do próprio esforço a eterna paz em plenitude no reino dos céus.

Pax!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Eis que chegou a hora...

Via Crucis nossa de cada dia
Paulo da Costa

"Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo 18, 32-33)
         Durante a celebração da última ceia, Cristo instituía a santa eucaristia fazendo acontecer o memorial de sua paixão morte e ressurreição que se consumará no fim dos tempos (Mt 26, 29). Judas se ausenta da presença dos doze, ao ser descoberto por Jesus sobre sua verdadeira intenção e partilhou junto com os doze  tudo sobre o que iria sofrer para redenção da humanidade, como comprimento das palavras dos profetas e das escrituras judaica (Toráh), mas Ele também  apresenta um novo mandamento: "Que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.» (Jo 13, 34-35)" . Isso foi exemplificado já inicialmente durante a ceia quando Jesus lava-va os pés de seus discípulos e orientando-os que entre eles se deve praticar o ato semelhante como fez seu mestre, que ensinou com seu testemunho, a servirem uns aos outros. Durante a ceia, Jesus apresenta  seu discurso com um tom de despedida diante do grande sofrimento que irá ser submetido para se cumprir a nova e eterna aliança que o levará ao  madeiro da cruz  e que resplandecerá com sua ressurreição ao terceiro dia, e continua seu discursos revelando a missão dos  discípulos  e principalmente sobre a vinda do Paráclito (Espírito santo).
A agonia de Jesus
         Após a ceia Cristo e alguns de seus discípulos foram  ao jardim de Getsemâni, enquanto orava os seus estavam á distância na sua espera. O texto nos apresenta uma dormência por parte dos discípulos que são admoestado pelo Mestre durantes algumas vezes. No nosso cotidiano somos também convidado a ir constantemente ao encontro do Senhor, silenciar e buscar o deserto interior (Deus se revela), mas por comodismos traímos o Senhor Jesus, em  atitudes que nos adormecem para real vida, inebriados nas ilusões dos caprichos e inclinações (vícios) que nos distância de Deus cada vez mais.  Somos convidado a beber do cálice e abraçar de corpo e alma a vontade de nosso senhor Jesus Cristo, mesmo que seja amargo, pois se faz necessário estar em comunhão com o Pai, sendo novos cristos não somos diferente do mestre, devemos seguir a nossa via crucis através do  testemunho de sermos sal e luz para o mundo. Cristo ao ser traído por Judas e sendo preso, foi torturado humilhado, e posteriormente julgado e condenado injustamente por seus algozes. Os discípulos se dispersam e ficaram totalmente desorientado. Nós quando adormecidos, vivemos de ilusões que nos cega, Sufocamos qualquer ligação possível de comunhão com Cristo Jesus, sendo eles (as ilusões) os algozes que antes nos seduz (serpente)para depois escravizar, dominando e nos distanciando de Deus causando um grande vazio e desnorteio de vida.  Mas é preciso ter coragem, pois Cristo venceu o mundo e devemos resistir e buscar a Deus incessantemente, mantendo sempre desperto numa vida de intimidade com o Senhor através da oração, de seus sacramentos e principalmente do discipulado que leva a caridade e o testemunho de fé.
Continua...

Pax!

sábado, 5 de abril de 2014

Reflexão Casual XIX


“Pessoas más e amargas são profundamente orgulhosas por não aceitar a felicidade se manifestar de forma tão simples na vida de cada ser existente.”

Paulinopax