sábado, 20 de dezembro de 2014

Fúria Insana


Um dia de Fúria
            Paulo da Costa

            Diversas vezes na vida em todos os tipos de mídias presenciamos noticiários sobre surtos de raiva, dias de fúrias de pessoas comum, pacatas e de boas índoles. Ficando totalmente irreconhecidas e insana por seus atos violentos, causando grandes transtornos para todos e para si. Mas como explicar esse tipo de atitudes? Tão atípica para esses cidadãos, mas tão comum em uma sociedade que não dorme e que se torna doente a cada dia que se passa, refletindo o stress constante causada pelo estilo de vida nada natural imposto para a população que se tornou vítima de um sistema desumano e carcerário de almas e mentes. São pessoas que tem princípios e bom senso, mas que em certos momentos podem apagar, dando um black-out, na sua consciência, extravasando uma grande energia negativa e extremamente violenta, de curta duração, mas com grandes proporções devastadoras.
            O mundo que vivemos é extremamente sensível ao que ocorre ao seu redor sendo envolvido e contagiado pela influência do seu próprio meio, sendo de principio físico ou extra-físico. Infelizmente nós como governantes da criação de Deus (Gn 1, 26-30), somos incompetente por não conseguir a harmonia e o equilíbrio ecológico, causado por mazelas humanas que destrói tudo o que ver pela frente para o seu próprio beneficia sem medir as conseqüências, motivado pela o egoísmo e a ganância em todo seu processo histórico acarretando resultados devastadores como aquecimento global, extinção de diversos seres vivos, desmatamento e a poluição. Essa poluição é extremamente nociva a humanidade causando diversas doenças, mas como foi falado anteriormente sobre sensibilidade do seu ambiente que vai além do físico (extra-físico) podemos dizer que existe uma poluição de maus sentimentos envoltos de todo o planeta principalmente nas grandes metrópoles.
            Esses maus sentimentos como o ódio, a raiva, o medo, o apego, a tristeza, o orgulho, etc. Fica envolto a terra dispersa no ambiente assim como uma nota musical ou ato de violência que se dispersa no ar como um energia que nunca se perde, mas se transforma, adequando ao tempo e o espaço esperando ser atraído e acumulado novamente na sua potencialidade se expandindo na sua total essência. Assim como os afins se atraem, uma pessoa imatura, insegura e em total desequilíbrio emocional se torna uma verdadeira antena que atraem esses maus sentimentos, pois sentimentos ruins (do próprio ser humano) atraíram para si como um ímã outros ruins sentimentos (ambiente), um mal pensamente está corrompido por um sentimento ruim e ele não se perde, mesmo que o esqueça vai se acumulando com a poluição psíquica em torno da terra.
           O Ideal é está na sintonia com o cosmo, numa verdadeira harmonia com toda a natureza e o universo na sua infinitude. Isso só é possível quando se busca o equilíbrio de si mesmo na sua totalidade do ser, na paz que vem do interior de cada um de nós, somos moradas do Senhor, pois Cristo está no meio de nós se fazendo morada em nosso coração. É no exercício da oração e nos atos concreto, na busca da verdade que se faz necessário mergulhar nas trevas de nossas misérias, deixando cair por terra todas às máscaras que nos ilude e impede de nos vermos como verdadeiramente somos, para então nos encontramos com Cristo. Nesse momento nos tornamos intimo e ligado aos céus, sabendo o que há de melhor para se fazer a partir de então, que é de está sempre unido a Ele por toda a vida. Buscando as coisas do alto nas suas atitudes concretas e comprometidas com o Reino de Deus, transcendendo todas as barreiras (pecado) que busca impedir essa unidade divina.

Continua...

Paz e Bem!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Reflexão Casual XXVII


“Busque sempre evoluir para coisas eternas e jamais se acomode, pois, ao não despertar o senso critico, alguém pensa, age e vive por você. Tornando-se tão vazio que será preenchido por falsas decisões que te frustrara e angustiara até seu melancólico e derradeiro fim na insignificante vida não vivida... Se questione sempre, buscando incessantemente as verdades eternas, nada temeras, pois ela te libertara!”

Paulinopax