sábado, 19 de dezembro de 2015

Igreja e o seu Mistério

O Mistério da Igreja
Paulo da Costa

             A Igreja se torna mistério por está em comunhão com Cristo, que não é algo velado pelo contrario é revelado e anunciado pelo ministério de Jesus encarnado no meio de nós, que se apresentou como filho de Deus, pregando a boa nova, curando, ensinando o perdão e o amor ao próximo. Sendo incompreendido por seus dirigentes foi preso, torturado e morto no madeiro, mas ao terceiro dia ressuscitou dos mortos e subindo aos céus prometia a vinda do paráclitos (Lc 24,49) e lhes destes a missão aos seus discípulos de anunciar a boa nova a todos. A Igreja está na história, pois começa a sua missão a partir da ação de Jesus e se concretizam o seu ministério no dia de pentecoste com a vida do Santo Espírito dando continuidade as ordens que Cristo direcionou e abençoou de anunciar a boa nova os batizando-os em nome do Pai, Filho e Espírito Santo.
            Ao mesmo tempo em que a Igreja se encontra na História ela também se torna transcendente, pois é somente por intermédio da fé que se pode aderir no século uma realidade espiritual. A Igreja é através de Cristo o sinal dessa comunhão de Deus com toda a humanidade, pois se torna um instrumento de salvação onde cada pessoa através do batismo se torna uno com Cristo por intermédio de seu corpo místico onde Ele é a própria cabeça e um só Espírito (santo) onde todos são batizados, seus membros distribuindo em seus diversos carismas com a suas devidas importância, e nesse mistério ela (Igreja) se torna uma só realidade humana e divina. Essa unidade é comparada por São Paulo como uma união esponsal onde o Cristo é o esposo de sua Igreja se tornando um só carne (Ef5, 29-32).
            Enxertados em Cristo através do batismo, nos tornamos novos cristos, pois se somos membros do corpo (místico) de Cristo nos tornamos também cristos. Participamos de sua morte e ressurreição, nos tornando por seu intermédio, filhos adotivo de Deus Pai e herdeiro da vida eterna. Nossa missão em comunhão com a Igreja é dar continuidade a tudo aquilo que Cristo nos ordenou de anunciar o evangelho até os confins da terra, sendo luz para o mundo e sal para terra aderindo o seu plano salvífico para todos os povos, dando a toda a humanidade o acesso a salvação. A Igreja como mistério quer dizer que ela ultrapassa seu aspecto visível e humano, tendo em sua essência a graça divina que conforme o plano de salvação aspira à salvação, santificação e divinação dos homens e dessa forma se tornando uma realidade humana e divina.

Paz e Bem!

sábado, 5 de dezembro de 2015

Reflexão Casual XXXIX


“A expectativa é forma mais sutil de iludir aqueles que tudo esperam, mas nada fazem de concreto para superar a angústia e o vazio de seu ser.”

Paulinopax