quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O Livro de Dzyan / Antropogênese 2ª Parte

ANTROPOGÊNESE
- O LIVRO DE DZYAN - 
Helena Blavatsky


Das  Estâncias do Livro de Dzyan*
* São dadas somente quarenta e nove Slokas de algumas centenas. Nem todos os versos são traduzidos literalmente. Às vezes é usada uma perífrase para maior clareza e inteligibilidade onde uma tradução literal causaria inteligibilidade.

ESTÂNCIA VII

24. Os Filhos da Sabedoria, os Filhos da Noite, prontos para renascer, desceram e viram as formas vis da Primeira parte da Terceira, "Podemos elegê-las", disseram os Senhores, "nós temos sabedoria". Alguns entraram nos Chhaya. Alguns projetaram a Centelha. Outros protelaram até a Quarta. Com seu próprio Rupa eles preencheram o Kama. Aqueles que entraram, tornaram-se Arhats. Aqueles que receberam apenas a Centelha permaneceram desprovidos de conhecimento; a Centelha ardia debilmente. Os Terceiros permaneceram sem mente. Seus Jivas não estavam prontos. Estes foram separados dos Sete. Converteram-se nos de cabeça estreita. Os Terceiros estavam prontos. "Nestes vamos morar" disseram os Senhores da Chama.

25. Como os Manâsa, os Filhos da Sabedoria, agiram? Eles rejeitaram os nascidos por si mesmos. Eles não estão prontos. Eles rejeitaram os Nascidos do Suor. Eles não estão muito prontos. Eles não queriam entrar nos primeiros Nascidos do Ovo.

26. Quando os Nascidos do Suor produziram os Nascidos do Ovo, os duplos e os fortes, os poderosos com ossos, os Senhores da Sabedoria disseram: "Agora, criaremos".

27. A Terceira Raça tornou-se o Vahan dos Senhores da Sabedoria. Ela criou os "Filhos da Vontade e da Yoga", por meio de Kriyasakti ela os criou, os Pais Sagrados, os Ancestrais dos Arhats. ..

ESTÂNCIA VIII

28. Das gotas de suor; do resíduo da substância; que é a matéria dos corpos mortos de homens e animais da roda anterior; e do pó rejeitado, os primeiros animais foram produzidos.

29. Animais com ossos, dragões do abismo e Sarpas voadoras foram agregados às coisas rastejantes. Aqueles que rastejam no solo desenvolveram asas. Aqueles com longos pescoços na água tornaram-se os progenitores das aves do ar.

30. Durante a terceira Raça, os animais sem ossos cresceram e mudaram: transformaram-se em animais com ossos, seus Chhayas tornaram-se sólidos.

31. Os animais se separaram primeiro. Começaram a reproduzir-se. O homem duplo também se separou. Ele disse: "Façamos como eles; unamo-nos e procriemos". Assim fizeram.

32. E aqueles que não tinham centelha tomaram enormes animais fêmeas para si. Com elas, eles geraram Raças mudas. Eles próprios eram mudos. Mas sua língua se desatou. As línguas de sua progênie continuaram mudas. Monstros foram gerados. Uma raça de monstros encurvados cobertos de pêlo vermelho, que andavam nas quatro patas. Uma raça muda para que não se divulgasse a vergonha.

ESTÂNCIA IX

33. Vendo isto, os Lhas que não haviam feito os homens, choraram, dizendo: -

34. "Os Amanâsa degradaram nossas futuras moradas. Isto é Karma. Habitemos nas outras. Ensinemo-las melhor para que o pior não aconteça. Foi isso que fizeram." . . .

35. Então, todos os homens foram dotados de Manas. Eles viram o pecado dos sem mente.

36. A Quarta Raça desenvolveu a linguagem.

37. O Um tornou-se Dois; e também todas as coisas rastejantes viventes que ainda eram unas,
peixes-pássaros gigantes e serpentes com cabeça de concha.

 ESTÂNCIA X

38. Assim, dois a dois nas sete zonas, a Terceira Raça deu nascimento à Quarta Raça de homens; os deuses tornaram-se não-deuses; os sura se converteram em a-sura.

39. A primeira, em cada zona, era da cor da lua; a segunda, amarela como ouro; a terceira, vermelha; a quarta, marrom, convertendo-se em negra pelo pecado. Os primeiros sete ramos humanos eram todos da mesma tez. Os sete seguintes começaram a se mesclar.

40. Então a quarta cresceu em orgulho. Nós somos os reis, foi dito; nós somos os deuses.

41. Eles tomaram esposas lindas de se olhar. Esposas de entre os sem mente, os de cabeça estreita. Eles geraram monstros. Demônios maus, machos e fêmeas, também Khado (dakini) com mentes pequenas.

42. Construíram templos para o corpo humano. Adoraram machos e fêmeas. Então, o Terceiro Olho deixou de funcionar.

ESTÂNCIA XI

43. Eles construíram cidades enormes. Com terras e metais raros eles as construíram e, com os fogos vomitados, com pedra branca das montanhas e com pedra preta, eles esculpiram suas próprias imagens, de seu tamanho e à sua semelhança e as adoraram.

44. Construíram grandes imagens de nove yatis de altura, o tamanho de seus corpos. Os fogos internos tinham destruído a terra de seus pais. A água ameaçou a quarta.

45. As primeiras grandes águas vieram. Elas engoliram as sete grandes ilhas.
46. Todos os Santos foram salvos, os Ímpios, destruídos. Com eles pereceu a maioria dos animais enormes produzidos do suor da terra.

ESTÂNCIA XII

47. Poucos homens restaram: alguns amarelos, alguns marrons e negros, e alguns vermelhos restaram. Os da cor da lua desapareceram para sempre.

48. A quinta, produzida dos santos que restaram, foi governada pelos primeiros Reis divinos.

49. . . . Os que voltaram a descer fizeram a paz com a quinta, ensinando-a e a instruindo.

(Consta do vol III da Doutrina Secreta - Antropogênese  - de H.P.Blavastky
onde as explicações e comentários são o objeto do livro.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário