quinta-feira, 27 de maio de 2021

Upanishad Kena – A noite silenciosa 4


Os Upanishads
Upanishad Kena – A noite silenciosa


Se você pensa “Eu conheço bem Brahman”, então, certamente você conhece tão somente um pouco de sua natureza, você conhece apenas Sua natureza condicionada pelo homem ou pelos deuses. Portanto, Brahman, mesmo agora é digno de sua investigação.

Quem afirma conhecer bem Brahman é vitima das ilusões de sua mente, ele trata somente com as expressões de Brahman, e não com Brahman em si. Não se chega ao Todo baseado no conhecimento das partes, o Todo é maior que a soma das partes.

Conhecer e ainda assim não conhecer, só nesse estado é que Brahman pode ser conhecido. Podemos conhecer o estado manifestado de Brahman, e manifestação consiste de uma totalidade feita de partes. Tal conhecimento deixa mais coisas não explicadas que explicadas.

O Manifesto não pode explicar a si mesmo, salvo a luz do Imanifesto. É o Imanifesto que possui a chave do mistério da Manifesto.

Conhecer o que o conhecimento explica, e conhecer também o que o conhecimento não explica, esse é o estado mais elevado de conhecimento até onde a mente pode ir.

A abertura da mente consiste na existência simultânea do conhecer e do desconhecer, quando surge espontaneamente um intervalo entre o conhecedor e o conhecido. Usualmente este intervalo é coberto pela mente com suas projeções.

É nesse intervalo entre o conhecedor e o conhecido, em que cessou o processo do conhecimento que ocorre aquele milagre. Até aqui o processo do conhecimento emanou do conhecedor, mas agora, nesse intervalo, é o conhecido que comunica o que ele é para o conhecedor.

Isso só pode ocorrer quando cessar o processo do conhecimento que emana do conhecedor, para que este intervalo não seja coberto por qualquer projeção do conhecedor. O conhecedor tem que se tornar totalmente negativo, e contudo ciente de que o conhecido transmite.


Continua...

Fonte:https://osmirclemente.wordpress.com/upanishad-kena-a-noite-silenciosa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário