Marcos, o Evangelista e sua comunidade
Paulo da Costa
Os escritos de Marcos é o mais
antigos entre todos os quatros Evangelhos, Servindo de fonte para os evangelhos
de Mateus e Lucas, foi também considerado o mais próximo ao descrever Jesus
historicamente. Escrito, aproximadamente entre os anos de 65 - 70 d.C., e
provavelmente em Roma, pois se percebe expressões marcante de origem latina em
seus escritos. Sobre o autor é identificado pelo nome de Marcos, onde existem relatos
sobre sua presença principalmente no livro dos Atos dos Apóstolos, onde se fala
de Marcos com o cognome de João Marcos (At 12, 12) e se fala que Ele também
seria primo ou sobrinho de Barnabé (At 15, 37). O Evangelho segundo são Marcos,
ficou muita das vezes deixada de lado comparando com os outros Evangelhos na
sua importância, principalmente na liturgia da Igreja romana, em que no
lecionário festivo, era apenas recorrido
quatro vezes. Considerado o parente pobre dos outros Evangelhos, se
acreditava que o Evangelho escrito por Marcos seria apenas uma síntese do
Evangelho segundo Mateus, e outra questão importante que foi levantada
precipitadamente, era que os escritos de Marcos, se resumiria apenas numa
síntese da vida do Apóstolo Pedro , sendo descrito como pessoa ideal e sem
mácula, apesar de seus vacilos.
Mas a partir do
documento "Divino Afflante Spiritu", o Evangelho segundo Marcos toma a sua devida importância. No ano de
1943, mas precisamente no mês de setembro,
foi publicada a nominada encíclica
sobre os estudos bíblicos. Onde se expõe as normas que devem ser observada no uso da Sagrada
Escritura. Então diante desse contexto, surgiu o questionamento sobre o devido
escritos de Marcos: Por qual motivo este aparente esquecimento do Evangelho segundo
Marcos? Sendo que posteriormente no Concílio Vaticano II, se reconheceria a
grande importância de seus escritos , tanto por sua primazia que serviu de
fonte aos outros Evangelistas como também sua originalidade rústica literária.
Sobre o autor denominado Marcos, era de costume autores anônimos escolherem
nomes referenciados, para receberem os
créditos necessários, pois era de estranhar que um judeu (discípulo de cristo)
que segundo os tradicionalista, sendo ele Palestino, estaria em certos momentos em contradição na
geografia, como também nos costume e principalmente sobre o calendário judaico, mostrando uma certa
desinformação sobre suas próprias raízes. Mas segundo um estudo mais
aprofundado tudo indica que era um convertido do judaísmo, que realmente
seria parente de Barnabé, e teve uma
estreita relação com Pedro (tradição narrativa) como também posteriormente com
Paulo(tradição querigmática). Escrevendo aos gentios, não via uma urgência
necessaria em se aprofundar na cultura judaica, sendo essencialmente o anuncio
de Cristo ao gentios, sua prioridade.
A comunidade de
Marcos é bem provável que seja
localizada em Roma, principalmente pela forte presença da escrita latina em
seus textos, apesar de algumas colocações em aramaico também presente em seus
escritos. Na comunidade em sua maioria é formada por étnico-cristãos como
também por judeus-cristãos, por isso o motivo das explicações de certas
colocações em aramaicas, como também explicações mesmo superficiais sobre os
costumes judaicos. Se percebe no Evangelho segundo Marcos que ele não tinha o
objetivo especifico de escrever somente a sua comunidade, mas ao contrario, com
um forte fervor querigmático aspirava aos confins do mundo o anuncio de Jesus
ressuscitado a todos os povos. observa-se claramente que a comunidade está
aberta para missão através do anuncio mediado por uma evangelização intensiva,
de casa em casa. No contexto histórico o período se faz apresentar numa época
de grande perseguição, como ocorrida em Israel na revolta judaica (66-70 d.C.)e não
exclusivamente aos judeus como também aos cristão que para os romanos seriam
semelhantes. Sobre o conteúdo se ver um pouco de aprofundamento se incidindo
principalmente através da vida e missão de Jesus, onde se convida toda a
comunidade a reinterpretar através de suas próprias vidas na luz da vida de
Cristo.
Pax!
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