sábado, 21 de janeiro de 2017

A revelação dada por Deus em Cristo a humanidade

Antropologia Teológica

Paulo da Costa Paiva, OFS


            A antropologia como um assunto que tem como objeto de estudo o próprio homem , mas tendo o homem como material de estudo, mostra também a sua alta complexidade em suas diversas dimensões, realidades e pontos de vistas a ser analisada. É a partir de um  ponto de vista especifico  que se desenvolve esse texto, numa dimensão teológica, e falando da teologia nos aponta  ao estudo relacionado a Deus," tratando do que o homem é em sua relação com Deus Uno e Trino revelado em Cristo " (11, 1).  Mas para se chegar ao objetivo  sobre o material de estudo que é o próprio homem é fundamental uma metodologia para se obter o resultado desejável a partir da revelação anunciada por Cristo Jesus, e quando se fala em revelação ´divina, nos mostra que é Deus que se dá a conhecer (11, 2), se torna acessivo a humanidade por intermédio do seu próprio Filho Jesus.

            A revelação dada por Deus em Cristo a humanidade não nos torna somente destinatário mas o próprio objeto da verdade revelada, pois ao acolher a boa nova e vivência-la o homem descobre a sua verdadeira vocação. ao experimentar o amor por excelência e ter acesso ao mistério do Pai que até antes era velada e por  intermédio de seu filhou se tornou luz para mundo,  e através de sua missão e pelo seu testemunho  se torna para nós modelo de vida em perfeição na comunhão com Deus, mostrado-nos as consequências ultimas que poderemos chegar descobrindo como é o homem na própria essência , verdade essa que se torna salvação, por está em comunhão com Pai  tornando-nos também objeto da revelação, sendo nós luz de Cristo, vivenciando esse amor e mistério divino se tornando possível uma visão panorâmica e original do próprio homem que só é  acessível na fé, tornando-nos o objeto de estudo na antropologia denominada teológica.

            O homem para se ter compreensão ultima e mais profunda de si mesmo, de quem é ele na sua essência, deve ter a consciência que é de fato o objeto privilegiado do amor de Deus (12,2), como seres amados e criado exclusivamente para estarmos junto a Ele . Isso só é possível numa relação entre o homem e Deus de forma unica e singular na mas profunda e perfeita comunhão. Deus nos criastes livres e responsáveis pelos nosso próprios atos podendo dessa forma buscar conhecimento sobre si que o leva ao fim único da suma sabedoria que torna acessível através da verdade revelada que se manifesta por seu Filho Jesus que só torna  acessivo pela fé mas não sendo a única fonte de conhecimento sobre homem, todo conhecimento acessível e vivenciado pelo homem como dados proveniente da própria filosofia como também das ciência humanas são ferramentas que nos leva ao conhecimento pleno que leva ao sumo Bem.

Continua...


Pax!


* «Orans – Pintura sobre reboco do século III nas Catacumbas Romanas. Representa uma mulher com os braços levantados em súplica e oração num cenário que sugere o paraíso. Sob a pintura, os loculi, ou sepulturas escavadas na rocha»

Nenhum comentário:

Postar um comentário