quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Upanishad Ishavasya – O Véu Dourado 6


Os Upanishads
Upanishad Ishavasya – O Véu Dourado 6


O Espírito é incorpóreo e invulnerável, puro e intocado pelo mal. É sábio, inteligente, abarcante e auto-existente. Ele distribui objetos apropriadamente através dos anos eternos.

Ele distribui objetos, trata-se aqui do Transcendente expressando a Si mesmo no Imanente. Portanto, cada objeto está ocupando seu devido lugar, sua posição única na esfera da imanência, de forma que cada objeto pode agir com sua própria qualidade distinta e única.

O Transcendente é o Todo, enquanto que o Imanente é constituído de partes.

Desfrute o lugar apropriado que lhe é dado porque Le representa a qualidade distinta e única daquela unidade de vida, neste lugar, não há tristeza nem frustração, sem se envolver no cativeiro da ação em outros lugares.

Muitas pessoas não desfrutam o lugar apropriado que lhes é dado, e passam a cobiçar a riqueza dos outros, porque não veem a apropriação do lugar que lhes é designado, somente olhamos a parte, quando devíamos olhar o Todo para entender que a nossa parte é a ideal, portanto temos que aprender a olhar para a parte com os olhos do Espírito.

Somente quando aprendermos a olhar desta forma, poderemos desfrutar aquilo que nos é designado sem cobiçar a riqueza do outro. Isto é não-possessividade.

Como perceber com os olhos de Espírito? Fazendo uma comunhão com o Espírito, e não pensando ou imaginando. No ato da comunhão, o Espírito pode olhar sua própria criação.

Como chegar a esta comunhão? O Espírito é autocriado, não é produto de opostos, Ele é original, e só pode ser conhecido neste estado de originalidade. Brahman é descrito como o Único sem segundo, somente ao compreender o Único é que chegaremos à experiência de Brahman.

Mas como podemos ver o Único e  o Original? A definição de Espírito acima ajuda esta visão. Ela descreve o espírito como Kavi ou vidente, como Manishi ou Pensador e como Paribhu o que tudo permeia.

Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário