Os Upanishads
Upanishad Ishavasya –
O Véu Dourado 6
O
Espírito é incorpóreo e invulnerável, puro e intocado pelo mal. É sábio,
inteligente, abarcante e auto-existente. Ele distribui objetos apropriadamente
através dos anos eternos.
Ele
distribui objetos, trata-se aqui do Transcendente expressando a Si mesmo no
Imanente. Portanto, cada objeto está ocupando seu devido lugar, sua posição
única na esfera da imanência, de forma que cada objeto pode agir com sua
própria qualidade distinta e única.
O
Transcendente é o Todo, enquanto que o Imanente é constituído de partes.
Desfrute
o lugar apropriado que lhe é dado porque Le representa a qualidade distinta e
única daquela unidade de vida, neste lugar, não há tristeza nem frustração, sem
se envolver no cativeiro da ação em outros lugares.
Muitas
pessoas não desfrutam o lugar apropriado que lhes é dado, e passam a cobiçar a
riqueza dos outros, porque não veem a apropriação do lugar que lhes é
designado, somente olhamos a parte, quando devíamos olhar o Todo para entender
que a nossa parte é a ideal, portanto temos que aprender a olhar para a parte
com os olhos do Espírito.
Somente
quando aprendermos a olhar desta forma, poderemos desfrutar aquilo que nos é
designado sem cobiçar a riqueza do outro. Isto é não-possessividade.
Como
perceber com os olhos de Espírito? Fazendo uma comunhão com o Espírito, e não
pensando ou imaginando. No ato da comunhão, o Espírito pode olhar sua própria
criação.
Como
chegar a esta comunhão? O Espírito é autocriado, não é produto de opostos, Ele
é original, e só pode ser conhecido neste estado de originalidade. Brahman é
descrito como o Único sem segundo, somente ao compreender o Único é que
chegaremos à experiência de Brahman.
Mas
como podemos ver o Único e o Original? A
definição de Espírito acima ajuda esta visão. Ela descreve o espírito como Kavi
ou vidente, como Manishi ou Pensador e como Paribhu o que tudo permeia.
Continua...
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