terça-feira, 2 de agosto de 2011

LECTIO DIVINA

LECTIO DIVINA

Paulo da Costa

            A Lectio divina ou leitura orante da bíblia é um alimento necessário para nossa vida, em todas as suas dimensões. Quer no seu espiritual, psicológico ou social. A palavra de Deus lida e meditada só terá frutos, quando colocada em pratica, vivendo concretamente a vontade de Deus, segundo o discernimento do Espírito Santo.


            Este costume de leitura orante da Bíblia, não é originalmente cristão, mas sim Judeu. Nas sinagogas eram lidas as passagens da Torá, depois explicadas e interpretadas. Uma confirmação disso é o targum (Livro de interpretação dos trechos lidos nas sinagogas). Com o surgimento  das primeiras comunidades cristãs, esse costume permaneceu com os judeus convertido ao cristianismo. Onde se reunião para fração do pão e também para utilização da palavra de Deus, como fonte de oração (lendo, escutando e meditando).

            Pelos séculos V e VI torna-se comum entre os mosteiros está prática, e no fim do século XII a Lectio divina entra em desuso. A leitura da Bíblia não foi mais fomentada nem mesmo na vida religiosa, sendo substituído por livros espiritual e manuais de meditação. Somente no século XX, no concílio Vaticano II, acontece a revalorização da Leitura orante da Palavra de Deus, através do documento DEI VERBUM (DV 25). A partir de então se reiniciou a intimidade com as Escritura Sagrada, pelo estudo e, sobretudo da oração.

         Existe diversos métodos utilizados de Lectio Divina, o mais comum é de um monge cartuxo de nome Guido por volta do século XII, que escreveu um livro chamado¨ À escada dos Monges”, apresentando os quatro degraus comumente utilizados: (Leitura, meditação, oração e contemplação). Como escada que sobe da terra ao céu, buscando nesses degraus realmente transcender num momento místico, junto a Palavra Sagrada tornando-se um com Deus na profundidade da alma. Para que ele venha realizar em nós o seu desejo Divino através de sua palavra.
          

PAZ E BEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário