sábado, 29 de dezembro de 2012

Surgimento das Escrituras Sagradas


Escrituras Sagrada
- como começou?


Em sua maioria, ao perguntar as pessoas sobre os primeiros escritos bíblicos. Elas respondem que foi o livro de Gênesis a ser escrito. No entanto, os estudos indicam uma ordem diferente. Tudo começou com um conceito bem peculiar de transmitir uma mensagem, chamada de “Tradição oral”. Nessa tradição tem como objetivo manter viva a história e a identidade de um povo (Israel). Não havia necessidade da escrita, pois as pessoas aprendiam pela palavra falada, e conservada sempre quando pronunciada para o povo mantendo dessa forma  sua historia, com seus costumes e tradições. Esse período começou a partir de Abraão até o inicio do reinado de Davi.

Os primeiros textos foram: Cântico de Débora (Jz 5, 1-32), Decálogo ou Dez Mandamentos (Ex 20, 1-21), Código da Aliança (Ex 20, 22-23, 19) e alguns Salmos. O período tribal e do governo dos anciões foram redigidos no Exílio por um grupo de intelectuais, nobres, sacerdotes e escribas que formava uma tradição chamada Javista. Eles tinham como objetivo confirmar a história de seu povo, a partir da valorização das narrativas sobre os patriarcas, as promessas, a páscoa, as bênçãos... Para obter resposta do povo a Deus fazendo uma leitura histórica e de suas marcas no passado.

A bíblia foi escrita na língua hebraica, aramaica e grega. Esses escritos foram feitos em diversas localidades durante seu processo histórico (Babilônia, Egito, Grécia, Ásia menor e a Itália). O material utilizado para seus escritos foram o papiro, o pergaminho, como outros materiais (tabuinhas de argilas, chapas de pedras, paredões e rochedos, paredes de pedras e jarros de cerâmica). A função de todos esses registros foi fundamental para a origem da bíblia.


Paulo da Costa
Marcos Vinicius
Fco. Regis Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário