sábado, 9 de fevereiro de 2013

Egoismo - Caminho que leva a Divisão e a Morte!


O Bem Maior

Paulo da Costa

“Mas ninguém pode entrar na casa de homem forte e saquear seus bens, sem ter primeiro amarrado o homem forte; então saqueara a sua casa” (Mc 3,27).

Cristo fala aos escribas que os criticam severamente por promover a vida, ao anunciar a boa nova e consequentemente surgindo curas e libertações de muitos que o seguiam. Isso incomodava as autoridades locais que o viam como um subversivo que causava grandes transtornos por causa da multidão que o seguiam. Mas na verdade o que incomodava era sua forma autentica e simples de anunciar, que era ao mesmo tempo também altamente impactante, tocando e sensibilizando muitos, ao ponto de mudarem radicalmente de vida. Os escribas diziam muitas calunia sobre Jesus entre elas que ele expulsava os demônios por intermédio do chefe dos próprios demônios que se chama Beelzebul. Jesus aproveitou a situação para falar através de parábolas, contando que como satanás expulsaria satanás? Pois um reino dividido entre si cairiam em ruínas, e que se uma família estiver dividida não subsistirá. Mas cristo Jesus faz outra colocação que aparentemente pode parecer vago ou fora de contexto, quando faz referencia ao homem forte que somente amarrado seria possível roubado seus bens.

O Homem forte é cada um de nós, é a nossa essência, o sopro de Deus em cada pessoa, que os torna a sua imagem e semelhança. Mas só nos tornamos verdadeiramente forte quando estamos em unidade com Deus por intermédio de seu filho Jesus, e isso só é possível através do seu santo Espírito. Quando Jesus constantemente falava em unidade como no caso da videira, por exemplo, e também da comparação da galinha que esconde todos os seus pintinhos de baixo de suas asas, Ele nos alertava que a unidade é o caminho que nos leva ao Pai, sendo um só corpo e um só coração. Se tornando a igreja mística de Cristo onde ele próprio é cabeça. Um homem para estar amarrado, somente seria possível se ele estivesse fragilizado e confuso. Fragilizado por seu egoísmo que o faz seguir seus próprios desejos fugazes, que o iludi, e dessa forma se afasta de Deus buscando os falsos deuses (ídolos), confundindo e consequentemente arrastando e o dominando, o tornado escravo de seus próprios vícios (pecado). Dessa forma estará realmente amarrado e de uma maneira impotente ver se bem maior (Vida) sendo usurpado.

Paulo da Costa
Essa casa saqueada é o próprio coração que teve seu dono amarrado por seus pecados que os dominam e escravizam. Quando o homem não estar em unidade com o Pai, mas busca a divisão por seus meros caprichos egoística, ele impede que o Espírito Santo haja em sua vida de maneira consciente (Livre-arbítrio) ou inconsciente (ignorância), e dessa forma pecando contra o espírito santo, impede a graça de Deus se manifestar em sua vida. Por seu livro arbítrio anula a possibilidade da conversão e vida nova em Cristo aconteça em sua vida, essa pessoa verdeiramente blasfema contra o Espírito Santo, pois está impedindo a misericórdia divina se manifestar em seu viver. Deus só pode agir em nós por intermédio de Cristo que age pelo paraclito que nos sonda e nos envolve no amor divino. Se não buscar essa conciliação (Conversão) não tem como haver o perdão, pois Deus só pode perdoar aqueles que realmente querem, e isso deve acontecer por intermédio da própria liberdade e iniciativa do ser humano. Ele não é o carrasco (que não perdoa), mas só pode agir naqueles que o buscam estar junto dele (unidade). Ele é a videira, e que busquemos sermos os ramos que junto dele aspiremos à vida eterna em sua presença.

Paz e Bem!

2 comentários:

  1. Excelente publicação Paulo da Costa, é sempre bom vermos textos explicando trechos bíblicos e mostrando o amor verdadeiro que Jesus tanto disseminou.

    Feliz aquele que sente a bíblia, pois muitos a lêem e não a compreendem porque têm o coração endurecido e ainda possuem o véu do orgulho em seus olhos.

    Deixo a minha contribuição para quem quiser conhecer o meu trabalho e participar de uma corrente de preces diárias em: http://www.serenaluz.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito grato por seu comentario, pois é apartir desses gestos sincero que acredito que estou seguindo na direção correta, de sermos luz e sal para mundo, na busca de um planeta onde possa predominar o Amor,a Justiça e a Fraternidade...Pax!


      OBS: Sim eu sempre visito seu site na qual tenho muita afinidade...Pax!

      Excluir