sábado, 4 de maio de 2013

Um Doce Amargo !


A doce ilusão amarga à realidade

Paulo da Costa

No mundo de hoje onde o que mais interessa é a imagem (aparência), como o slogan de uma grande e multinacional marca de refrigerante que diz: “Imagem é tudo”, resume os caminhos que seguem a grande civilização ocidental, já transbordando sua cultura globalizada a outros extremos do planeta, invadindo e roubando espaços dos bons costumes e culturas milenares através da ditadura da imagem superficializada... Vive-se hoje da aparência, da fachada somente, sem se preocupar com o que é essencial. Quantos já morreram em busca de um corpo ideal e na corrida contra tempo como se pudessem retardar e impedir os anos vividos que um dia nos levará a morte. Se vive hoje numa grande ilusão. Que na liberdade (Libertinagem) pode-se fazer de tudo e de qualquer forma, simplesmente saciando seus caprichos de formas mais loucas e bestiais que se possa imaginar, e que para chegar ao seu ápice passa por cima de tudo e de todos se for necessário, pelo simples fatos de saciar suas vontades mais mesquinhas e ocultas para o seu bel-prazer se realizar.

Isso não é liberdade, essa é uma grande cilada do mundo para escravizar os mais desatentos, de corações mesquinhos que busca suas realizações no “agora” através das coisas superfulas. No evangelho quando Cristo foi tentado pelo príncipe desse mundo (Diabo), uma de suas tentações foi oferecer todas as riquezas e reinos da terra, e que em troca queria que Cristo se prostrar-se e o adorasse, mas Jesus o repreendeu e o expulsou em nome de Deus pai. Jesus se utilizou da escritura sagrada para expulsar e impedir a manifestação do tentador. Observamos que o mal não poupa ninguém de suas malhas, principalmente aqueles que buscam o caminho reto. O diabo não pode sondar o nosso coração mais sabe muita coisa sobre nós, principalmente nossas limitações e inclinações pecaminosas. Ele é como o lobo rodeando sua presa esperando o momento oportuno para atacar e dominar sua caça até ter totalmente dominada em suas entranhas.

Ele o tentador não tem poder nenhum, mas ele é altamente sugestivo, como nos desenhos animados onde uma pessoa está em duvida em fazer o certo ou errado, aparecendo o anjinho e um demônio, rsrsrs. Dando sugestões. O primeiro (anjinho) é a sua consciência que é a parte divina que tens desde que o criador soprou em suas narinas e pelo batismo se fez morada em seu coração o outro é simplesmente o tentador querendo te convencer a seguir o caminho mais fácil e prazeroso. O diabo sabendo de suas inclinações vai querer te convencer que não deves perder mais tempo, e buscar aproveitar a vida mais rápido possível, pois o tempo está passado e logo vai morrer. Aí então que está a grande cilada, Existe uma grande sede dos prazeres do mundo, vivendo em uma loucura intensa, onde nem se quer pode parar para refletir o que se é melhor para si, numa embriaguez constante da ignorância.

Isso depois dá uma ressaca devastadora, uma ressaca moral e existencial. Onde se perde o norte da vida, ao enxergar a realidade dura e crua que se encontra e se fez perder,por tão pouco assim como Judas que em trocas de algumas miseras moedas se perdeu  do seu Senhor. Assim muitos podem chegar a um desespero total pensando em suicídio, ou tem aqueles que se fecham em seu mundo triste no seu vale de lagrimas (depressão), mas ambos perderam a fé na vida, pois se limitaram a vida dos sentidos e prazeres. Mas há uma vida que supera tudo isso, até a própria morte que somente o Senhor da Vida pode oferecer, O que Ele nos oferece é sua vida, a vida nova em Cristo. É através da experiência intima com Jesus que pode realmente se autoconhecer, descobrindo as misérias (que pode nos escravizar) e as virtudes (que nos ajuda a santificar), numa busca constante de comunhão com Deus, em seus filhos Jesus por intermédio do Santo Espírito.

Paulo da Costa
Viver simplesmente do agora, sem se importar com o amanhã e suas consequências acarretam grandes sequelas, como também se abitolar no regime ditatorial das modas midiáticas e do corpo perfeito regido por vãs opiniões de terceiro ou pior ainda da mídia sensacionalista que suga a sua vida enriquecendo uma minoria que se quer importa-se com a sua existência... Não podemos confundir liberdade com libertinagem, pois a libertinagem é uma aparente liberdade (ilusória) que na verdade escraviza por intermédio dos vícios, e consequentemente causa dor e sofrimento. Já a liberdade zela pela vida, e leva ao caminho da realidade sem ilusão, na fé que caminha com a razão respeitando sempre a dignidade humana. Mesmo consciente das fragilidades e limitações de todo ser humano, se faz necessário sempre transcender na busca de um mundo melhor onde se prevaleça o bem comum, caminhando junto com a Justiça, a igualdade e a fraternidade, que sejam as colunas que dê suporte para a nova civilização do amor que realmente se concretizará o reino dos céus no meio de nós.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário