sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Deus se revela a Humanidade

Sabedoria do Povo de Deus

Paulo da Costa


         Ao lermos a bíblia, percebemos uma grandeza de profunda sabedoria escrita por sábios de diversos períodos  do povo hebreu e posteriormente também por cristãos, que relatam desde a criação do mundo até textos  considerados apocalíticos, descrevendo  vários períodos históricos e marcante de sua caminhada e peleja com Deus. Isso se deve principalmente ao esforço dos Deuteronomista no período do exílio babilônico  que se viu na necessidade escrever e recolher os poucos textos sagrados existentes com objetivo de zelar pela permanência da tradição hebraica que se via ameaçada por todo esse período de turbulências onde o templo foi destruído  o povo exilado e aparentemente desamparado por seu Deus.

         Mas toda essa bagagem histórica, veio inicialmente através da convivência do povo com seu Deus  e transmitida através da  tradição oral para seus descendente por diversos séculos fixando em seus corações e mente toda a espiritualidade judaica como também a história de seu povo. Assim como muitos povos sofreram influência em sua cultura, o povo hebreu também passou por esse processo principalmente durante o exílio na babilônia. Mas em particular as principais influências foram  os mesopotâmios, os egípcios, os babilônicos e os gregos (Mesmo sendo nações opressoras deram um grande contribuição para formação da identidade do povo judeu). Não podemos também esquecer os persas que libertaram os judeus e convidaram á voltarem e reconstruir o templo como também a sua religião.

       Se observarmos os escritos antigos dessas civilizações e comparar com o Escrito Sagrada da bíblia, perceberemos algumas semelhanças em ambos textos, por exemplo os mesopotâmios que relatam a história da criação do universo e do ser humano, como também os relatos sobre o diluvio(Gilgamesh).  O Egito com seus ensinamentos de profundo humanismo e de seus bons costumes e ações(Ensinamentos a Merikaré) são muito semelhantes escritos encontrados principalmente nos salmos. Já a influência Persa se apresenta claramente na questão do dualismo(Zoroatrismo) entre o bem e o mal, vida depois da morte (céu e inferno), e se destaca principalmente nos textos sagrado do novo testamento. Concluindo não podemos esquecer da influência grega principalmente no Novo testamento que vai alem dos escrito em língua grega, percebemos isso explicitamente nas cartas de Paulo com o desenrolar  de sua catequese sobre Cristo e a boa nova, mas no antigo testamento já se percebia a influência grega, como no livro de Sabedoria que foi escrito em Alexandria com uma  grande influência helenística.

         Os sábios de todos os tempos desde os primórdio da humanidade, se fez diferenciar no processo histórico nos períodos mais remoto, se eternizando por suas experiências e reflexões que levaram aos longos diálogo e debates,que se desenrolou nos séculos seguintes a diversas regiões e povos interagindo entre si , influenciando as inúmeras nações mas zelando sempre por suas origens. Dessa forma também os hebreus através de seus sábios que buscaram na compreensão humana , guiado pela revelação divina por intermédio da aliança(toráh), e manifestada pelos profetas, orientar o povo a ser fiel a aliança com seu Deus até o fim dos dias.


PAX!

Nenhum comentário:

Postar um comentário