domingo, 29 de novembro de 2020

Upanishad Ishavasya – O Véu Dourado 8


Os Upanishads
Upanishad Ishavasya – O Véu Dourado 8


O Espírito é também Manishi, um pensador com extraordinário brilho e clareza, percebe o jogo dos opostos, e no jogo pode ver o cancelamento dos opostos e chegar a uma perfeita negatividade de consciência, mas essa negatividade não é passividade.

A negatividade nasce da coexistência de uma intensidade de emoção e uma clareza de pensamento. Kavi e Manishi é que tornam a consciência humana viva e contudo vazia onde é possível a comunhão com Brahman.

Perceber Brahman é olhar para o mundo da imanência com os olhos do Espírito quando então compreendemos a adequação de todas as coisas.

O ponto crucial é ter clareza no meio da Intensidade. Podemos ter clareza de pensamento, mas às vezes é não inspirada. Podemos também intensidade de emoção, porém associada a uma visão nebulosa e pensamento confuso.

Ter clareza e intensidade ao mesmo tempo, esse é o estado onde a consciência humana está viva e, contudo vazia. Devemos ser Kavi e Manishi ao mesmo tempo.

Em profunda escuridão caem aqueles que seguem a ação. Em profunda escuridão caem aqueles que seguem o conhecimento.

Normalmente ação e conhecimento ocorrem um após o outro, não simultaneamente, há sempre uma brecha entre os dois, e esta brecha que traz escuridão e desolação para a vida do indivíduo.

Ação não inspirada pelo conhecimento é mera atividade, uma Upasana, uma prática sem sentido. Analogamente, Conhecimento destituído de ação é um conhecimento sem inspiração. A mera ideação conduz a uma escuridão ainda maior.

Na chamada vida espiritual há sempre um esforço para cobrir o abismo entre a Crença e o Comportamento. É a tentativa de construir uma ponte entre um ponto fixo e o outro em constante movimento (a crença é o ponto fixo e o comportamento está sempre em movimento).

Uma crença representa conhecimento ideacional e o comportamento tende a ser repetitivo. Nenhum dos dois leva a iluminação. Por isso o Upanishad se refere a à ação que conduz à profunda escuridão e o conhecimento que conduz a uma escuridão ainda maior.

Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário