Os Upanishads
Upanishad Kena – A
noite silenciosa
Em
nenhum dos Upanishads o instrutor fala com um ar definitivo, ele encoraja seus
alunos para que façam tantas perguntas quanto possível. Um estado de
investigação é saudável para a mente humana, mas devemos distinguir entre
curiosidade e investigação.
A curiosidade
surge de uma mente superficial, a investigação emerge das profundezas da
consciência humana. Uma investigação profunda se ocupa com três questões: Como,
Porque e O quê.
Toda
investigação cientifica física ou oculta relaciona-se com o “Como”. A filosofia
com o “Porque” e o misticismo com “O quê” está por trás de todos os padrões e
motivações do comportamento.
Quem
envia a mente a vagar na distancia? Quem pela primeira vez conduz a vida para
iniciar sua jornada? Quem nos impele a proferir essas palavras? Quem é o
Espírito por trás do olho e do ouvido?
O questionador não está preocupado com o “Como”e o
“Porque”. A resposta do instrutor é iluminadora:
É o ouvido do ouvido, O olho do olho, a palavra das
palavras,
a mente da mente e a vida da vida.
Trata-se
da força propulsora, é o ouvido do ouvido que impele o ouvido a ouvir, e assim
por diante. Há algo mais do que meramente o ouvido, o olho, a fala, ou a mente
que impele estes órgãos a desempenhar suas funções.
O
instrutor indica que é a Qualidade do ouvir que impele o ouvido a ouvir, até a
Qualidade do pensamento que impele a mente a pensar.
A
ciência física propõe que o “órgão precede a função”, o que levou a ciência a
um beco escuro. Os Upanishads propõem o contrario, “a função precede o órgão”,
é a função que impele o órgão. A função pode e trás a existência uma variedade
de órgãos.
A
função busca criar instrumentos de expressão cada vez mais refinados. A função
se expressa através do órgão e ainda assim, está por trás do órgão.
Cientista
algum pode encontrar a Qualidade do ouvido dissecando o ar, o mesmo com os
outros órgãos.
A fala
não é apenas uma coleção de palavras, senão ela nunca se tornaria inteligente,
há uma Qualidade que confere “vida”às palavras, outra Qualidade que dá aos
pensamentos aquele fator que os torna vivos. Essa força propulsora é a Vida da
Vida. Há uma diferença entre Vida e mera existência.
Aquilo
que transforma a existência em vida é a Qualidade do viver, e é sua presença
que torna tudo vivo.
A
beleza de um poema não está só na gramática, está na qualidade viva que foi
transmitida em palavras.
Continua...
Fonte:https://osmirclemente.wordpress.com/upanishad-kena-a-noite-silenciosa/
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