segunda-feira, 22 de março de 2021

Igreja Católica: História Divinamente Humana

Divinamente Humana?

Paulo da Costa Paiva 

       Acredito que Deus se manifesta e age inicialmente de forma misteriosa e confusa para mexer e remexer com nossa alma até no mais profundo de nosso coração, para nos forçar a mergulhar no íntimo do amor divino... Sei que já peguei muito pesado em criticar a RCC como também a TL(Teologia da libertação). No caso da TL, acredito que praticamente não existe mais como movimento de massa dentro da Igreja, diminuiu consideravelmente nas últimas décadas teve sua importância histórica, onde a Igreja estava sendo profeta para aqueles que não tinha voz e vez... Mas com a queda dos governos ditatoriais, o movimento se limitou exclusivamente a idéias marxista e esvaziando-se da essência evangélica.


       Já a RCC, que em cima de fato não tinha como  argumentar, surgiu por influência protestante no meio pentecostais, que desde do início do século XX  já orava em línguas, repousava no espírito como outros diversos dons carismáticos, manifestados através do suposto batismo no espirito. O pentecostalismo penetrou dentro da Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, sendo um fato inquestionável, por mais que queiram ocultar, não tem como... Mas, dando a mão a palmatória, reconheço que esse movimento pentecostal católico, frutificou  e arrastou multidões, principalmente jovens para dentro da Igreja. Surgindo inúmeras vocações e consequentemente novas comunidades, missões e pastorais. 


      Como então explicar essa origem que veio de nossos irmãos protestante? Se dizermos que sua origem é bíblica, porque então desapareceu ou adormeceu  com o decorrer dos séculos? Eu não sei a resposta, mas desejo muito ter uma compreensão  convincente sobre essa situação ainda velada da grande manifestação carismática , que veio inicialmente com os protestante(50 anos antes) mas que se firmou e frutificou principalmente dentro da Igreja Católica.


Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário