Os Upanishads
Upanishad Kena – A
noite silenciosa
Em
tamas rajas e sattva estamos ocupados com iniquidade, retidão e farisaísmo. Em
tamas a mente é muito preguiçosa para diferenciar entre o certo e o errado. Em
rajas há uma luta entre o certo e o errado, é uma luta da mente para
estabelecer a supremacia do que a mente considera como certo.
Sattva
representa uma solução temporária do conflito, e isso resulta em farisaísmo,
pois confere a mente um senso de poder e de comando, quando a mente acha que
pode manter os dois opostos sob controle.
Agni e
Vayu representando a mente libertada de tamas e rajas falharam em descobrir a
natureza de Brahman. Indra é na verdade o deus dos deuses, e representa o mais
elevado que a mente pode oferecer, Indra preside seu reino que é o céu. Sattva
é realmente o céu da mente, é um reino onde prevalece a harmonia.
Porém
de acordo com a tradição hindu o homem retorna a terra após uma estadia
temporária no céu (Devachan, Swarga), Indra é o soberano desse estado celeste.
Indra
indica aquela condição da mente em que ela é liberada inclusive de sattva. O
fator limitador de sattva é o farisaísmo, quando a mente agarra às suas virtudes
e realizações. A mente governada por sattva teme macular seus ditos mantos
espirituais, esta mente não pode abandonar a si mesma e dar o que possui.
Mas
Indra simboliza um estado onde há generosidade sem qualquer reserva. Indra
brande o raio como sua arma e com sua arma, a partir do choque de nuvens
opostas, ela atrai o raio para a terra seca para saciar a sua sede.
Mas o
que a mente liberada de tamas, raja e sattva vê?. Na estória que relatamos,
Indra se aproxima do Ser supremo e ele desaparece da sua vista, e naquele Nada
surge uma bela mulher cujo nome era Uma, e foi ela que comunicou a Indra a
natureza do Ser supremo.
Isso
significa que a mente liberada de todos os seus atributos deve se defrontar
frente a frente com Nada, a mente encara o vazio.
Continua...
Fonte:https://osmirclemente.wordpress.com/upanishad-kena-a-noite-silenciosa/
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