sábado, 1 de agosto de 2015

O desenrolar na história do Pentecostalismo

Pentecostalismo: Protestante e Católico II


Paulo da Costa Paiva


                                                                                              
            A renovação carismática católica surgiu a partir do concilio Vaticano II nos meados da década de 60, através de um retiro espiritual de alguns jovens católicos nortes americanos da Universidade de Duquesne que se reuniam para rezarem e discutirem sobre a respeito da fé, se dedicando a uma vida de atividade apostólica, mas que ainda se sentiam insatisfeito com a suas experiências religiosas. Muito determinado pediam em oração que o Espírito santo se manifestasse neles, e nesse anseio de buscar uma experiência mais profunda com Santo espírito foram ao encontro de um sacerdote protestante anglicano que os direcionaram a uma reunião periódica de oração pentecostal, onde foram batizados no espírito santo e receberam o dom de línguas e a partir de então promoveram retiros e pregações pelo mundo todo. Esse fato mostra claramente um movimento surgido por influência do pentecostalismo protestante, por mais que muitos não reconheçam por pura ignorância ou por não quererem aceitar os fatos como realmente são.

            Dizem que sua origem veio baseado nas escrituras sagradas relacionado a vinda do Espírito santo vivenciado pelos discípulos e apóstolos de Cristo no dia de pentecoste (festa da colheita para os judeus). Mas por ai já se percebem o primeiro erro lamentável por parte dos carismáticos, as línguas que os seguidores de Jesus falavam poderia ser estranha para eles ao rezarem, mas eram claramente compreendida pelos judeus de outras nações que ouviam as maravilhas de Deus em suas línguas materna (At 2, 5-12), já na oração em línguas que ocorre no movimento carismático é algo totalmente incompreendido se tornado não semelhante ao pentecoste bíblico mas ao outra passagem do antigo testamento que relata sobre a torre de babel(Gn 11,7) onde cada um falava uma língua mas que ninguém entendia. A oração em língua como os carismáticos católicos rezam É o mesmo que os protestantes pentecostais rezam há muito tempo (109 anos aproximadamente), também ambos falam de batismo do Espírito Santo que depois foi mudado essa expressão entre os católicos para efusão do Espírito Santo.

Sons ininteligíveis???
            Esse fenômeno que é chamado por muitos pentecostais e carismáticos de dons de língua, é conhecido no meio cientifico como glossolalia que é uma "expressão êxtases" de proferir sons ininteligíveis que se parece com linguagem enquanto em um estado de transe, são pronuncias sem sentido ou de tradução impossível de se compreender tornando totalmente diferente da xenoglossia que é a capacidade de falar fluentemente em uma língua nunca anteriormente aprendida, isso é o que ocorreu junto aos Apóstolos e discípulos de Jesus no dia de pentecoste em Jerusalém. A glossolalia é um fenômeno muito comum em diversas religiões pelo mundo, que facilmente é aprendido pela imitação e que nem sempre precisa está em estado de transe. Mas na época de Paulo já existia esse problemas motivado pela euforia que levava a histeria: "Assim também, se falando uma língua, não fizerdes um discurso bem inteligível, como se entenderá o que dizeis? Falareis ao vento." (I cor. 19, 9).





Continua...




Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário