domingo, 31 de maio de 2020

Upanishad Ishavasya – O Véu Dourado 2


Os Upanishads
Upanishad Ishavasya – O Véu Dourado 2

 

Aquilo que nasce no tempo também morre no tempo, apenas o atemporal perdura, já que não é afetado pelo processo do tempo. A Realidade é atemporal, só assim ela pode estar presente em cada movimento do tempo. Apenas o atemporal pode ser onipresente.

O tempo implica em sucessão na qual as coisas existem, não todas ao mesmo tempo, mas uma após a outra. Onipresença e sucessão são contraditórias.

No Imanifesto, todas as coisas existem juntas, a Onipresença só é possível quando as coisas existem simultaneamente, e não uma após a outra. O tempo é um meio refratário que dispersa a luz branca da Realidade no espectro de cores variadas.

Quando tentamos entender a existência simultânea do atemporal através do processo de sucessão do tempo, o resultado é um paradoxo. Um paradoxo é a colocação de dois opostos em justaposição, não há solução para um paradoxo.

Um paradoxo pode ser dissolvido, e isso ocorre apenas quando os dois opostos são vistos coexistindo simultaneamente e no mesmo local, não um após o outro. A mente humana é incapaz de conceber isso.

A mente acha que duas coisas opostas existindo juntas cancelariam uma a outra, o resultado seria o Nada. Os Upanishads falam a linguagem dos paradoxos.

Como a mente não consegue solucionar os paradoxos, fica frustrada, porque percebe que ao aproximar os opostos, eles cancelam um ao outro.

Assim, o caminho negativo dos Upanishads é o mais positivo, pois o positivo pode surgir apenas em um campo completamente negativo. O vazio em si é de fato o pleno.

Os Upanishads dizem que Brahman é móvel e imóvel, permanece imóvel mesmo no movimento, o que é mais um paradoxo. Brahman é verdadeiramente o “centro imutável de mobilidade interminável”.

Ver o Repouso infinito e o movimento infinito simultaneamente é de fato compreender a natureza da Realidade. O Repouso e o movimento não se dão um após o outro, mas ao mesmo tempo. O Repouso é uma condição de plenitude, uma coisa está em plenitude em um estado de Repouso.


Continua...



Nenhum comentário:

Postar um comentário