Os Upanishads
Upanishad Kena – A
noite silenciosa
O
Espírito não pode ser contido pelos opostos. Essa limitação da consciência
humana foi belamente expressada nos seguintes versos do Upanishad:
O que
não pode ser expresso em palavras, mas pelo qual as palavras são faladas,
saibam que somente isso é Brahman, o Espírito , e não o que as pessoas aqui
adoram.
O que
não pode ser pensado com a mente, mas pelo qual a mente pode pensar, saibam que
somente isso é Brahman, e não o que aqui as pessoas adoram.
O que
não pode ser visto com o olho, mas pelo qual o olho pode ver, saibam que
somente isso é Brahman, o Espírito, e não o que as pessoas aqui adoram.
O que
não pode ser ouvido pelo ouvido, mas pelo qual o ouvido pode ouvir, saibam que
somente isso é Brahman, o Espírito, e não o que as pessoas aqui adoram.
Enquanto
o Espírito contem o ouvido, o olho, a fala e a mente, esses não podem conter o
Espírito. O Espírito é imanente nos órgãos, senão os órgãos seriam mortos. Ele
é ao mesmo tempo transcendente, não é exaurido pelo órgão, e nem sofre qualquer
diminuição por ser imanente no órgão.
O sol
envia seus milhões de raios para iluminar todo o seu sistema, contudo ele não
deixa seu lugar, nem diminui por ter enviado seus raios. Tudo no sistema solar
é mantido por causa da imanência do sol.
Como
pode a folha de grama que existe por causa do sol, conhecer a natureza do sol?
Os órgãos funcionam por causa do Espírito, mas não podem conhecer aquele
espírito.
Os
órgãos conhecem todas as coisas através de seus próprios instrumentos
funcionais, o ouvido pode conhecer através da função de ouvir, essa função pode
ser refinada e tornada sensível, mas nunca poderá conhecer o que é a audição em
si.
A mente
pode conhecer o que é o pensamento, mas não pode saber o que é pensar. A
qualidade do pensar não pode ser captada no processo do pensamento pelo qual
funciona. Pensar é um fluxo, não pode ser captado no pensamento que é estático.
Os
versos acima dizem que Brahman ou Espírito permanece intangível para as
faculdades funcionais dos órgãos. Os versos dizem que Brahman não é o que as
pessoas aqui adoram.
O que o
homem adora é o que ele captou com suas faculdades funcionais, ele adora o
Imanente, mas esquece que o Espírito não pode ser contido na estrutura do
Imanente.
O que
mantém o Imanente vivo é o Transcendente, que não pode ser captado pelas
faculdades funcionais.
Continua...
Fonte:https://osmirclemente.wordpress.com/upanishad-kena-a-noite-silenciosa/
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