quinta-feira, 29 de abril de 2021

Upanishad Kena – A noite silenciosa 3


Os Upanishads
Upanishad Kena – A noite silenciosa


O Espírito não pode ser contido pelos opostos. Essa limitação da consciência humana foi belamente expressada nos seguintes versos do Upanishad:

O que não pode ser expresso em palavras, mas pelo qual as palavras são faladas, saibam que somente isso é Brahman, o Espírito , e não o que as pessoas aqui adoram.

O que não pode ser pensado com a mente, mas pelo qual a mente pode pensar, saibam que somente isso é Brahman, e não o que aqui as pessoas adoram.

O que não pode ser visto com o olho, mas pelo qual o olho pode ver, saibam que somente isso é Brahman, o Espírito, e não o que as pessoas aqui adoram.

O que não pode ser ouvido pelo ouvido, mas pelo qual o ouvido pode ouvir, saibam que somente isso é Brahman, o Espírito, e não o que as pessoas aqui adoram.

Enquanto o Espírito contem o ouvido, o olho, a fala e a mente, esses não podem conter o Espírito. O Espírito é imanente nos órgãos, senão os órgãos seriam mortos. Ele é ao mesmo tempo transcendente, não é exaurido pelo órgão, e nem sofre qualquer diminuição por ser imanente no órgão.

O sol envia seus milhões de raios para iluminar todo o seu sistema, contudo ele não deixa seu lugar, nem diminui por ter enviado seus raios. Tudo no sistema solar é mantido por causa da imanência do sol.

Como pode a folha de grama que existe por causa do sol, conhecer a natureza do sol? Os órgãos funcionam por causa do Espírito, mas não podem conhecer aquele espírito.
Os órgãos conhecem todas as coisas através de seus próprios instrumentos funcionais, o ouvido pode conhecer através da função de ouvir, essa função pode ser refinada e tornada sensível, mas nunca poderá conhecer o que é a audição em si.

A mente pode conhecer o que é o pensamento, mas não pode saber o que é pensar. A qualidade do pensar não pode ser captada no processo do pensamento pelo qual funciona. Pensar é um fluxo, não pode ser captado no pensamento que é estático.

Os versos acima dizem que Brahman ou Espírito permanece intangível para as faculdades funcionais dos órgãos. Os versos dizem que Brahman não é o que as pessoas aqui adoram.

O que o homem adora é o que ele captou com suas faculdades funcionais, ele adora o Imanente, mas esquece que o Espírito não pode ser contido na estrutura do Imanente.

O que mantém o Imanente vivo é o Transcendente, que não pode ser captado pelas faculdades funcionais.


Continua...

Fonte:https://osmirclemente.wordpress.com/upanishad-kena-a-noite-silenciosa/

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