quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Upanishad Kena – A noite silenciosa 10


Os Upanishads
Upanishad Kena – A noite silenciosa


Se nesse estagio a mente chama isso de vazio, se ela lhe dá um nome, então sutilmente a mente se emaranha novamente com seus atributos. Indra viu Nada, e então surgiu Uma naquele Nada. Se sua mente tivesse projetado algo naquele vazio, Uma não teria aparecido.

Mas quando todas as projeções da mente tiverem cessado, inclusive de sattva, então naquele Nada surge de “algum lugar” uma mulher de beleza insuperável na forma de Uma.

Um dos significados da palavra Uma é Noite, outro é tranquilidade, ou seja, a mente liberada se encontra com a noite silenciosa. A noite representa um estado de indiferenciação, é durante o dia que as diferenciações são vistas.

Indra não estava com medo desse vazio silencioso, pois perguntou a Uma sobre a natureza do Ser supremo. Se as atrações do conhecido tiverem desaparecido completamente, então do Desconhecido surge na forma de Uma, uma mulher de esplendida beleza.

Uma é a consorte de Shiva, a trindade hindu consiste de Brahma, Vishnu e Shiva. Enquanto Brahman continua o imanifesto, ele não é cultuado como uma deidade, exceto muito raramente.

Vishnu simboliza o Manifesto. Shiva é a deidade que preside aquilo que pode ser chamado de um intervalo entre o Manifesto e o Imanifesto. Ele é conhecido como o destruidor. Ele está onde a continuidade do manifesto termina e a descontinuidade do Imanifesto inicia. Ele é único e venceu a morte.


Continua...

Fonte:https://osmirclemente.wordpress.com/upanishad-kena-a-noite-silenciosa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário