terça-feira, 8 de novembro de 2011

Jesus e a figueira

Jesus e a figueira

Paulo da Costa

"De manhã,ao voltar para a cidade,teve fome. Avistando uma figueira à beira do caminho,dirigiu-se a ela,mas não achou nela senão folhas.E disse-lhe:Nunca mais nasça fruto de ti.E a figueira secou imediatamente." (Mateus 21:18-19)

         Esse Trecho bíblico, contextualizado pra a nossa realidade nos mostra uma arvore cheia de folhas, mas sem nenhum fruto. È retrato de uma sociedade estéril, onde vivem somente se impondo através de sua aparente grandeza, mas que nada produz para engrandecer seus habitantes. Essa sociedade é o reflexo de seus habitantes que também estão adormecidos em seus sepulcros sem nada produzirem. Vivem de ilusões desse mundo (Somente folhas). São arrastados por falsas ideologias e é bombardeado por meio da mídia apelativa, que seu único objetivo é o lucro, que se travesti de algo bom para ser consumido seus produto, que se torna uma forma sagaz de escravizar os cegos e ignorantes do Deus Vivo e Eterno.

         Jesus nos mostra através desse trecho bíblico a atitude de um verdadeiro discípulo. Ao se aproximar da figueira e percebendo a falta de frutos ele manifesta sua autoridade de profeta. Que denuncia e faz cair por terra (Figueira Seca) toda mentira que ilude e escraviza. Assim deve se a verdadeira atitude daqueles que realmente experimentou o Deus vivo se tornando arauto de Cristo, anunciando a boa nova e denunciando as injustiças. (Jer 1,4-10), mas isso só possível pra aqueles que já saíram de seu sepulcro e se tornaram novas criaturas. Onde deixaram de ser homens velhos (escravos dos pecados) para se tornar verdadeiramente filhos de Deus. Isso tudo começa partir do encontro real com o Cristo que se inicia indo ao deserto (interiorização),pois  todos os grandes profetas bíblicos inicialmente iam ao deserto (ou ao monte)  para beber e se alimentar das coisas do alto, se fortalecendo espiritualmente, pra a missão.

         Todo aquele que estar comprometido com Cristo na missão que ele nos direcionou em sua ascensão (Mc 16,14-20). Sabe que é fundamental estar ligado ao seu Corpo-Igreja através dos sacramentos e de todos os direcionamentos espirituais de nossos pastores eclesiais, mantendo sempre a vigilância, sendo humildes servos do Senhor, promovendo a vida, denunciando e combatendo sempre a cultura de morte.

Paz e Bem!

Um comentário:

  1. Depois de ter lido esta mensagem, com certeza o meu dia será mais produtivo e generoso! Paz e Bem!

    ResponderExcluir