sábado, 17 de novembro de 2012

Unidade e Paz


A Importância Histórica do
Ecumenismo

Paulo da Costa

          O Surgimento do Movimento ecumênico foi a partir do século XIX dentro de movimentos missionários protestantes e movimentos sociais que lutavam por melhorias de vida, principalmente e emergentemente dos menos favorecidos que estavam às margens da sociedade e desassistido por seus governantes. O objetivo inicial era de evangelizar os povos não cristãos e para isso via-se a importância da busca da unidade na missão por parte de igrejas protestante, apesar de algumas divergências doutrinarias. Teve sua primeira conferencia realizada em 1810 na cidade do Cabo (África do sul) com a participação de apenas seis entidades protestantes, e a partir de então foram surgindo diversas denominações que abraçaram a causa que culminou na fundação de diversas entidades ecumênicas, mas infelizmente as problemáticas permaneciam, pois não havia uma verdadeira unidade nas missões.

            Inicialmente o movimento ecumênico não tinha muito interesse no dialogo inter-religiosos, queria apenas angariar mais fieis as suas igrejas, dessa forma, violentando e inculturando diversas etnias como se via em séculos passados por cristãos tanto católicos como protestante em diversas colônias, massacrando e obrigando povos nativos a aceitarem suas religiões. Mas existiam as exceções tanto naquela época como hoje, através do dialogo e respeitando suas culturas, como nos casos das tribos indígenas nas Américas, como também as tribos de negros provindos do continente africano. Com o passar dos anos via-se o amadurecimentos por parte das igrejas protestantes e até a própria igreja católica que resistia qualquer dialogo ecumênico, aos pouco foi se abrindo porta para o dialogo até que na década de 60 com o Papa João XXIII se cria um Secretariado Romano para a Unidade dos Cristãos, e a partir de então a Igreja Católica abraça esse movimento dando uma contribuição significativa. O ecumenismo com o decorrer do tempo percebe-se em novas situações, transcendendo para uma busca além do horizonte do próprio cristianismo para se concretizar a máxima de Cristo e a partir de Cristo de uma unidade plena de todos os povos (macro Ecumenismo), numa expectativa de um diálogo inter-religioso, que busca a luta comum pela prática do bem, do amor, da justiça e da liberdade a favor do ser humano e isto só é possível entre as religiões, pois todas têm um ponto em comum, a referência de um Deus de amor e paz.

              O essencial no macro Ecumenismo é buscar estar em comunhão com a compreensão de Deus, tendo como referência maior, o Cristo Jesus que amou e acolheu a todos sem distinção, nos ensinado a chamar Deus de pai e nos tornando filhos de uma única família onde todos somos irmãos apesar das diferenças e que isso não seja causa de divisão, e sim de diversidade que acolhe a todos os povos, emergencialmente os marginalizados e oprimidos a partir da fé concreta. O movimento busca como objetivo trabalhar a paz a partir da diversidade e tem como regrar maior o amor, superando todo preconceito, indiferenças, ódio e toda essa cultura de morte por intermédio da caridade concretizando o reino de Deus entre nós.


Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário