domingo, 20 de abril de 2014

Cristo ressuscitou! Aleluia, Aleluia!

Páscoa: Nova vida, novo tempo
Paulo da Costa

         Os seguidores de Jesus tinham uma expectativa diferente ou não compreendiam plenamente o que Senhor anunciava desde do inicio de seu ministério salvífico.  Sabiam que algo iria acontecer mas não tinha uma compreensão de que forma seria isso, muitos esperavam revolução, através de um rei triunfalista que tirariam o poder dos opressores romanos, libertando o povo judeu da dinastia pagã. Mas se frustaram,pois não aconteceu como esperavam. Tudo ocorreu como o seu Mestre já tinha falado antes, e quando Ele morreu, suas expectativas se frustaram e voltaram triste para suas casas. Sem seu líder (o Pastor)  todos estavam desorientados,por isso preferiram se esconder e não se expor com medo de serem perseguido e terem o mesmo destino de Seu mestre, vivendo novamente a suas vidas simplória e sem objetivo nenhum. O inicio da  caminhada de muitos cristãos é cheio de duvidas, que causa insegurança  assim como foi dos discípulos que tiveram  inicialmente sua experiência através do sepulcro vazio, mas quando se encontraram com o ressuscitado, tudo revigorou-se e resplandeceu com grande regozijo as almas de todos aqueles que estavam triste e sem esperança, quando Cristo ressuscitado se manifestou a seus discípulos tudo se fora compreendido, e de tristes e abatidos ficaram numa imensa alegria com  o retorno do Mestre. Mas foi necessário Jesus esclarecer catequeticamente toda a história salvífica para se compreender o que foi profetizados  pelos antigos sobre o Messias (Lc 24, 25-27).
Ascensão de Jesus
         Não devemos jamais se abater com as dificuldades da vida, com as injustiça de uma sociedade materialista e consumistas, onde prevalece o egoismo que leva as consequência desastrosa da injustiça motivada pela a impunidade, que  corrompem  muitos que já tinha latente em seus corações a maldade e a violência. Cristo que se faz presente dentro de nós (Templo do Senhor), mas por estarmos afogado nos pecados é que nos distanciamos  de Deus,criando toda uma crosta endurecida de impureza, tornando o corpo num verdadeiro sepulcro em vez do templo sagrado do Senhor. Cabe a cada um de nós deixar Cristo Jesus ressuscitar em nossos corações, se tornando um homem novo em comunhão plena com Deus pelo seu Filho através do Santo Espírito mostrando através do testemunho essa intimidade que frutifica nos tornando novos cristo,sendo luz para mundo. Devemos resistir essa cultura de morte, transcender além do circulo da morte,sendo promotores da vida (mensageiros da paz), com humildade e alegria anunciemos a boa nova entre todas as nações principalmente pelo testemunho da fé,  refletindo concretamente na caridade junto ao próximo que se torna nossa irmão em Cristo. Quando se está comprometido com a obra de Deus, em comunhão com Cristo Jesus não há morte que supere. A dor e as dificuldade sempre existirão mas caminhar com cristo é o grande diferencial. Então vamos anunciar a todos que Cristo ressuscitou verdadeiramente! Aleluia, Aleluia!

         Pax!

Nenhum comentário:

Postar um comentário