sexta-feira, 11 de abril de 2014

Eis que chegou a hora...

Via Crucis nossa de cada dia
Paulo da Costa

"Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo 18, 32-33)
         Durante a celebração da última ceia, Cristo instituía a santa eucaristia fazendo acontecer o memorial de sua paixão morte e ressurreição que se consumará no fim dos tempos (Mt 26, 29). Judas se ausenta da presença dos doze, ao ser descoberto por Jesus sobre sua verdadeira intenção e partilhou junto com os doze  tudo sobre o que iria sofrer para redenção da humanidade, como comprimento das palavras dos profetas e das escrituras judaica (Toráh), mas Ele também  apresenta um novo mandamento: "Que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.» (Jo 13, 34-35)" . Isso foi exemplificado já inicialmente durante a ceia quando Jesus lava-va os pés de seus discípulos e orientando-os que entre eles se deve praticar o ato semelhante como fez seu mestre, que ensinou com seu testemunho, a servirem uns aos outros. Durante a ceia, Jesus apresenta  seu discurso com um tom de despedida diante do grande sofrimento que irá ser submetido para se cumprir a nova e eterna aliança que o levará ao  madeiro da cruz  e que resplandecerá com sua ressurreição ao terceiro dia, e continua seu discursos revelando a missão dos  discípulos  e principalmente sobre a vinda do Paráclito (Espírito santo).
A agonia de Jesus
         Após a ceia Cristo e alguns de seus discípulos foram  ao jardim de Getsemâni, enquanto orava os seus estavam á distância na sua espera. O texto nos apresenta uma dormência por parte dos discípulos que são admoestado pelo Mestre durantes algumas vezes. No nosso cotidiano somos também convidado a ir constantemente ao encontro do Senhor, silenciar e buscar o deserto interior (Deus se revela), mas por comodismos traímos o Senhor Jesus, em  atitudes que nos adormecem para real vida, inebriados nas ilusões dos caprichos e inclinações (vícios) que nos distância de Deus cada vez mais.  Somos convidado a beber do cálice e abraçar de corpo e alma a vontade de nosso senhor Jesus Cristo, mesmo que seja amargo, pois se faz necessário estar em comunhão com o Pai, sendo novos cristos não somos diferente do mestre, devemos seguir a nossa via crucis através do  testemunho de sermos sal e luz para o mundo. Cristo ao ser traído por Judas e sendo preso, foi torturado humilhado, e posteriormente julgado e condenado injustamente por seus algozes. Os discípulos se dispersam e ficaram totalmente desorientado. Nós quando adormecidos, vivemos de ilusões que nos cega, Sufocamos qualquer ligação possível de comunhão com Cristo Jesus, sendo eles (as ilusões) os algozes que antes nos seduz (serpente)para depois escravizar, dominando e nos distanciando de Deus causando um grande vazio e desnorteio de vida.  Mas é preciso ter coragem, pois Cristo venceu o mundo e devemos resistir e buscar a Deus incessantemente, mantendo sempre desperto numa vida de intimidade com o Senhor através da oração, de seus sacramentos e principalmente do discipulado que leva a caridade e o testemunho de fé.
Continua...

Pax!

Nenhum comentário:

Postar um comentário