sábado, 12 de abril de 2014

"Renuncie a si mesmo e tome sua cruz cada dia.”

Via Crucis nossa de cada dia
Paulo da Costa

         Na Escritura Sagrada, Jesus ao carregar a cruz até o calvário, relata a  ira e desprezo de muitos no percurso(zombava,cuspiam, jogavam pedra...) que se alegrava diante de tanto horror a um semelhante que morreria de forma tão dolorosa e injustamente, isso mostra que  a nossa peleja na caminhada, para buscar sempre está em unidade as proposta de  Cristo é muito árdua, por isso é fundamental a vigilância sempre sem jamais desviar o foco, se mantendo fiel apesar das quedas que irão acontecer por causa de nossas limitações e diante dos desafios de navegar  contra a natureza do mal, mas sempre disposto a se levantar (reiniciar) para caminhar seguindo a meta que nos leva a plenitude da comunhão com Deus. Não existe uma vida intima com o Senhor sem que caminhada não surja as tribulações, perseguições, calunias pois quem buscar ser luz para mundo será de todas as formas atormentado pelas forças das trevas que domina pela a ignorância alienando e escravizando, todo aquele que optou pelo comodismo dos prazeres fáceis e mundanos. Reflita e desconfie seriamente de sua caminhada quando tudo caminha bem, Cuidado para não cair na cilada da alienação que te mostra tudo belo e colorido. Temos irmãos que sofrem e "clama por Deus!"   Vivemos num mundo onde muitos são vítimas de uma sociedade extremante desigual, injusta e muito violenta onde cada vez mais prevalece o consumismos desregrado, um materialismo que cega ao ponto de matar o semelhante para usurpar coisas meramente supérfluas, motivado por sentimentos mais mesquinho que possa existir no ser humano (egoismo, inveja, ódio...), sem esquece do grande mal que motiva o verdadeiro caos da sociedade que  são os vícios  que domina pelas drogas (lícitas e não licitas), sexo, jogos e todas as perversões que possa existir, sugando a vitalidade e escravizando a alma,  deformando a imagem humana que deveria ser sempre semelhante ao de Deus, que manisfesta a  vida por excelência, o amor, a  justiça, a fraternidade...
Exausto, caiu sob o peso da cruz.
         Na nossa via Crucis, devemos se manter firme e se preparar até as últimas consequências, pois nesse mundo louco que vivemos seremos bombardeado de todas as forma até mesmo dentro da igreja pelos fundamentalistas. É necessário sermos promotores da vida, de uma vida concreta em plenitude que leva a paz de espirito que busca está em harmônia com toda a criação em comunhão com Deus. O mundo buscará de todas as formas nos corromper, é a partir das nossas fragilidade que buscam nos seduzir e dominar para perdição do mal, quando se comunga com todo  tipo de maldade e perversão é porque estar escravizado, sua alma está hipotecado por coisas totalmente insignificante e fugaz, pois Cristo resgatou cada um de nós por um valor infinito, e  se vender como escravo novamente depois de liberto e algo totalmente insano. Nessa caminhada árdua de altos e baixos é fundamental focarmos constantemente no Sumo Bem, Quando se quer realmente viver em plenitude é necessário ter plena consciência de realidade de mundo e principalmente de si mesmo. A malhas do submundo das trevas ira de toda forma tenta nos seduzir e escravizar, é uma luta de toda uma vida. Se libertar é doloroso pois são coisas que nós dá prazer, mas é fugaz e se vender por tão pouco enquanto a nossa alma é tão valiosa não compensa, a liberdade é a nossa maior riqueza que para conquista-la plenamente se deve  desapegar do supérfluo (crucificar),  que se torna isca para nos acorrentar.  Cristo deu o que tinha de mais valor que é a sua a vida para conquistar algo muito maior, somos convidado também a morrer com Cristo (Crucificar o velho homem - pecador) e junto ressuscitar com Ele (novo homem - novo cristo), pois se sabe que nada dura para sempre nem mesmo o sofrimento porque tudo passa, menos o amor de Deus (Sl 32,10). A esperança faz parte desse grande desafio onde a vitória já está ganha mas é necessário merecer a partir do próprio esforço a eterna paz em plenitude no reino dos céus.

Pax!

Nenhum comentário:

Postar um comentário