sábado, 19 de abril de 2014

" Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? "

Páscoa: Nova vida, novo tempo
Paulo da Costa

"Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galileia. "  (Mt 28, 5 -7)
         Cristo ressuscitou Aleluia! Venceu a morte e está no meio de nós. Tudo inicia no primeiro dia da semana, que é o domingo que se tornou na tradição ocidental o dia do Senhor. Mas não é apenas  porque é inicio da semana, existe uma grande representação teologia por traz disso tudo que está relatado na Sagrada Escritura. A partir da ressurreição de Jesus surge um novo ciclo para a humanidade, Ele nos abre a porta, rompendo o véu que impedia a plena comunhão com Deus, e Cristo é esse o caminho que nos leva a Deus. Como também é a verdade manifestada, a luz que veio a mundo sendo o verbo de Deus entre nós, nos ensinou pelo seu testemunho como a humanidade pode ser torna divina por Seu intermédio,  pois Cristo sendo Deus se fez homem e mesmo homem não deixou de ser Deus resgatando a todos pela verdade revelada (boa nova) que consequentemente o levou ao madeiro da cruz, carregando sobre si todo os pecados da humanidade,e como um cordeiro imolado  remiu os pecados de todo o mundo, nos libertando da escravidão da morte eterna ao reconciliarmos com o Pai. Tendo ele vencido a morte, tornou-se a  vida por excelência e essa vida eterna se torna a nova vida para cada um de nós. Somos convidado á darmos graças e testemunho assim como os discípulos do ressuscitado anunciando a boa nova a todas as nações até a consumação dos séculos.

Ele não está aqui! Ressuscitou! 
         No raia do dia, mulheres foram ao sepulcro de Jesus para ungir seu corpo, mas chegando lá viram a pedra do sepulcro removida, e logo se perturbaram pois dentro não viram o corpo de Jesus, então aparecem os  anjos que a disseram que Ele não estava mais ali porque tinha ressuscitado e não deveria buscar entres os mortos aquele que está vivo, e que em breve, iria se encontrar com os discípulos em um local marcado. Essas mulheres diante da situação se preocupou com o corpo de Jesus, assim muitos de nós se apega as coisas mortas e sem vida como se aquilo fosse o único sentido de nossas vidas (Imagem, ideia, superstição...), devemos não cair na cilada  da idolatria que se chega  ao absurdo de endeusar meros humanos tão limitados como nós, sendo assim desde tempo mais remoto das civilizações. Os anjos (mensageiros de Deus) são bem claro, não se deve procurar entre os mortos Aquele que está vivo, sejamos como esses mensageiros, portadores da boa nova anunciando que Cristo ressuscitou! Mas apesar da ausência do corpo  no sepulcro e o anuncio dos anjos, ainda não foram suficiente para eles acreditarem, estão demasiadamente abatidos e desesperançados, preocupados com o corpo que sumiu ou quem sabe roubado, estão totalmente adormecidos e esquecidos de tudo que o mestre já tinha anunciado antes. Só há fé, para aqueles que tem esperança e para isso é necessário está em prontidão pois algo iria acontecer, a morte não é fim definitivo,  mas tantos os Apóstolos como seus discípulos(Emaús) lamentavam anestesiadamente  a morte do mestre. Somos também convidados  a buscar essa essa plena consciência com o plano salvífico de Deus para conosco e estar em comunhão com Cristo  através da compreensão de sua palavra,pois Ele é verbo de Deus aquele que foi profetizado e que  devia tudo se concretizar para redenção de todos.
Continua...


Pax!

Nenhum comentário:

Postar um comentário