sábado, 3 de dezembro de 2011

Dons carismáticos

Dons carismáticos
Paulo da Costa


         No novo testamento, mas precisamente no livro dos Atos dos apóstolos e também nas cartas apostólicas, percebemos a forte presença e decisiva do Espírito Santo. Nas primeiras comunidades cristãs, no inicio do cristianismo, logo após da acessão de Cristo aos Céus (Lc 24,44-53). Observando os relatos das primeiras comunidades, ficamos muitas vezes surpreso com as freqüente manifestação do Espírito Santo. “A um é concedido por meio do Espírito a linguagem da sabedoria, a outro a linguagem da ciência, a outro o dom de curas em virtude desse único Espírito, a outro o poder de operar milagres, a outro o dom de profecia, o discernimento dos espíritos, a outro de falar diversas línguas, a outro de interpretá-las. Tudo pelo Espírito(1 Cor 12,8-11).

            Dom é dádiva de Deus, expressão do amor de Deus para com todos nós. A finalidade dos dons carismáticos na vida do ser humano É integrá-lo na comunidade. Os dons só têm sentido na vivencia comunitária. Os dons que recebemos no batismo são; Os infusos e Efusos. A distribuição desses dons é realizada pelo próprio Espírito Santo. Os dons Infusos são: Sabedoria, ciência, inteligência, conselho, piedade, fortaleza e temor a Deus. Já os dons Efusos são: Dons de línguas, interpretação de línguas, profecia, cura, milagres, fé, discernimento, palavra de ciência e sabedoria. Quando batizado muitos desses dons ficam adormecido dentro de nós, sendo necessário um despertar do Espírito Santo com seus dons em cada um, e é através da efusão do Espírito Santo por intermédio da imposição de mãos (que é um sinal de comunicação do Espírito Santo) que acontece o despertar dos dons recebidos no Batismo.

            Em cada cristão: No trabalho, na escola, entre amigos, na família, no seu dia-a-dia. Está agindo o Espírito Santo com suas manifestações, de bondade, alegria, fé, compreensão, paz, serenidade, otimismo, justiça e esperança. E não esqueçamos! Como fala “São Paulo, o “Apostolo” em sua carta aos corintios que:” O amor é o mais importante dos dons do Espírito. De nada me adianta profetizar, falar em línguas, fazer milagres, seu eu não tiver amor. ”(1 Cor 13)

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário