sábado, 3 de dezembro de 2011

O dom de línguas, o dom de interpretação das línguas e o dom de profecia

Dons Carismáticos II
Paulo da Costa


         Ao falar dos dons que o Espírito Santo realiza e distribui em nós. Entre eles há os dons de palavras, que são: O dom de línguas, o dom de interpretação das línguas e o dom de profecia. O dom de línguas são gemidos controlados pelo Espírito Santo, significando a proclamação de uma mensagem de Deus, numa linguagem desconhecida, em nome de Deus para a comunidade. Esse dom nos revela uma maneira espiritual de expressar essa realidade transcendente, ajudando a orar em determinadas coisas, que temos fugidos de colocar em oração diante de Deus.

         O dom de interpretação de línguas se complementa reciprocamente com o dom de línguas, sendo necessário para que, a comunidade estando em oração, compreender o que estar orando ou proclamando em nome de Senhor. O Espírito Santo concede que se compreenda o que estar sendo dito, através de um entendimento espiritual, e não através de uma tradução conceitual e gramatical.

         O dom de profecia é a palavra de Deus comunicada pelo homem, dirigida a uma pessoa ou a uma comunidade. Profetizar é falar em nome de Deus, é anunciar sua boa vontade a cada um de nós e a todos os povos, e também de denunciar o pecado e as injustiças de um dentro de uma comunidade. Sua mensagem é para agora, para o momento em que estamos vivendo. A profecia vem para orientar, corrigir, exortar, encorajar, falar do seu amor e nos levar a amar a Deus e aos nossos irmãos.

         Todo aquele que é batizado em nome da Santíssima Trindade, logo se torna um profeta a serviço do Reino de Deus, Cabe a cada um de nós, responder a esse oficio divino. Primeiramente, experimentando desse amor e através de nossas atitudes, proclamar o nosso Senhor Jesus Cristo, a nossa pessoa e a todos os povos. O centro da profecia é o Cristo e o seu evangelho, portanto as palavras têm de estar de acordo com a palavra de Deus, com o direcionamento da Igreja e dirigido a gloria de Deus e a salvação dos homens.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário